adplus-dvertising

Como era a vida do proletariado na revolução industrial?

Índice

Como era a vida do proletariado na revolução industrial?

Como era a vida do proletariado na revolução industrial?

Com a renda baixa, ele não tinham como pagar por habitações dignas, e acabavam morando em guetos, em predios velhos, em quartos minusculos se amontoavam dezenas de pessoas. As doenças eram comuns (e não havia médico ou hospital públicos), e muitos morriam de doenças trazidas pela falta de saneamento básico.

Como Marx pensou sobre o proletariado?

  • Veremos como, em textos publicados nos “Anais Franco-Alemães”, periódico que ele próprio organizou com sócios, Marx pensou sobre revolução, proletariado e Estado.

Quem é o proletariado moderno?

  • Por proletariado, a classe dos operários assalariados modernos que, não possuindo meios próprios de produção, reduzem-se a vender a força de trabalho para poderem viver. (MARX; ENGELS, 2009, p. 23) Segundo a teoria marxista a história se explica através da luta de classes, ou seja, a luta entre opressores e oprimidos.

Por que o proletariado é revolucionário?

  • Essa crise tornou-se mais evidente durante após a Revolução Russa, mas não existe consenso entre reformistas e revolucionários até os dias atuais. É importante ressaltar que o proletariado, para exercer seu caráter revolucionário, necessita, segundo a teoria marxista, de consciência de classe:

Quem era o proletariado na sociedade sem classes?

  • Karl Marx, crítico radical do capitalismo, que proclamou a emancipação da humanidade numa sociedade sem classes, via no proletariado todo o potencial revolucionário, pois era a classe que produzia todos os bens econômicos para a sociedade, sendo explorada, sem receber o capital compatível com o resultado de seu trabalho.

Postagens relacionadas: