Quanto tempo demora uma transfusão de plaquetas?
Índice
- Quanto tempo demora uma transfusão de plaquetas?
- Para que serve a transfusão de plaquetas?
- Como é feito a transfusão de plaquetas?
- Como transfundir plaquetas?
- Quanto tempo leva para fazer transfusão de sangue?
- Quando é necessário receber plaquetas?
- Quando fazer concentrado de plaquetas?
- Qual o risco de doar plaquetas?
- Como solicitar concentrado de plaquetas?
- Qual a finalidade da transfusão terapêutica de plaquetas?
- Quando é necessária a contagem de plaquetas pós-transfusional?
- Por que as transfusões de plaquetas são contra-indicadas na trombocitopenia?
- Qual a indicação de transfusão profilática de plaquetas na dengue hemorrágica?
Quanto tempo demora uma transfusão de plaquetas?
CUIDADOS NA TRANSFUSÃO DE CONCENTRADO DE PLAQUETAS: - Tempo de infusão: 30 minutos - O pool de plaquetas em sistema aberto poderá ser transfundido no máximo até 4 horas do procedimento.
Para que serve a transfusão de plaquetas?
As transfusões de plaquetas são administradas para prevenir ou tratar o sangramento em pacientes com distúrbios quantitativos ou qualitativos das plaquetas.
Como é feito a transfusão de plaquetas?
As plaquetas podem ser obtidas a partir de uma unidade de sangue doado através de centrifugação, o que resulta em uma unidade de plaquetas, e por aférese, que é obtida de um doador único; nesse caso, as plaquetas são retiradas e os outros componentes do sangue retornam para o doador através de um sistema coletor ...
Como transfundir plaquetas?
Transfusão Profilática: A dose empregada deve ser de 1 unidade ( ou 5, plaquetas) para cada 7-10 Kg de peso do paciente. Em crianças com peso inferior a 7 Kg, a dose deverá ser de 10 a 15 ml/Kg. No entanto, doses mais baixas, de no mínimo uma unidade para cada 5 Kg de peso do paciente, podem ser aceitáveis.
Quanto tempo leva para fazer transfusão de sangue?
Quanto tempo demora uma transfusão de sangue? Entre a coleta de uma amostra e o início da transfusão, é necessário um prazo de aproximadamente 3 horas, para realização dos testes pré transfusionais. A transfusão demora, em média, de 2 a 3 horas.
Quando é necessário receber plaquetas?
Entre os casos em que é necessária a transfusão de plaquetas estão os portadores de doenças que afetam a medula óssea; as cirurgias cardíacas ou transplante de órgãos, onde a necessidade de transfusões é grande; e os tratamento como quimioterapia.
Quando fazer concentrado de plaquetas?
Indicação terapêutica É utilizado para pacientes com sangramentos com contagens de plaquetas inferiores a 50.000 / mm3 ou portadores de disfunção plaquetária. Também poderá ser utilizado como medida preventiva de sangramento em casos de procedimentos invasivos para pacientes com baixa contagem ou disfunção plaquetária.
Qual o risco de doar plaquetas?
Trata-se de um processo seguro, que não traz prejuízos aos doadores e que pode salvar vidas. O sangue é composto por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e também por plaquetas, que são fragmentos celulares provenientes da medula óssea fundamentais na coagulação do sangue.
Como solicitar concentrado de plaquetas?
O concentrado de plaquetas (CP) pode ser obtido a partir de unidade individual de sangue total ou por aférese, coletadas de doador único.
Qual a finalidade da transfusão terapêutica de plaquetas?
- TRANSFUSÃO TERAPÊUTICA DE PLAQUETAS O objetivo da transfusão terapêutica de plaquetas não é elevar a con- tagem de plaquetas acima de um certo limite, mas ajuda a corrigir o distúrbio hemostático, que pode es- tar contribuindo para a hemorragia.
Quando é necessária a contagem de plaquetas pós-transfusional?
- A contagem de plaquetas pós-transfusional deve ser imperativamente feita nos pacientes que apresentam, durante ou logo após a transfusão, reação febril com ou sem calafrios, calafrios sem febre ou sensação de morte iminente. Uma vez confirmada a refratariedade, os pacientes devem ser transfundidos usando-se as seguintes estratégias:
Por que as transfusões de plaquetas são contra-indicadas na trombocitopenia?
- As transfusões profiláticas de plaquetas estão contra-indicadas na trombocitopenia induzida pela heparina, por aumentarem conside- ravelmente o risco de trombose. NA SÍNDROME DA IMUNODEFICI- ÊNCIA ADQUIRIDA (AIDS)
Qual a indicação de transfusão profilática de plaquetas na dengue hemorrágica?
- Não há indicação de transfusão profilática de plaquetas em pacien- tes portadores de trombopatias hereditárias. (Glanzman, Bernard Soulier, síndro- me do pool plaquetário e outros) ou adquiridas, exceto se a trans- fusão for realizada antes de um procedimento invasivo. NA DENGUE HEMORRÁGICA.