adplus-dvertising

Como tratar meningite bacteriana?

Índice

Como tratar meningite bacteriana?

Como tratar meningite bacteriana?

O tratamento para a meningite bacteriana deve ser feito no hospital com a injeção de antibióticos, mas a pessoa pode ficar internada em isolamento nas primeiras 24 horas após iniciar a toma dos antibióticos e pode voltar para casa após 14 ou 28 dias, quando ficar curada.

O que fazer se tiver contato com uma pessoa com meningite?

Assim, sempre que existir suspeita de que alguém possa estar infetado com meningite, é recomendado ir ao hospital para fazer um exame de sangue ou das secreções, para despistar a doença e iniciar o tratamento com antibióticos na veia, como Amoxicilina, evitando o desenvolvimento da meningite bacteriana.

Qual a precaução para meningite bacteriana?

Medidas de Controle após exposição às Meningites e Doença Meningocócica. Em adição às precauções padrões, precauções com gotículas são recomendadas até 24 horas após o início da terapia antimicrobiana efetiva.

O que é uma meningite bacteriana?

A meningite bacteriana aguda é uma inflamação, que se desenvolve rapidamente, das camadas do tecido que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e o espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo) quando é causada por bactérias.

Quanto tempo dura a meningite bacteriana?

A meningite dura cerca de vinte dias e pode deixar seqüelas. A forma de prevenção da meningite é através da vacina 'anti HIB' e evitar estar com crianças pequenas em lugares que tenham aglomerações de pessoas e ambientes abafados, evitar fazer visitas a hospitais.

Qual o antibiótico para meningite?

Penicilina G para cepas suscetíveis após identificação da sensibilidade. Pode-se utilizar penicilina G para cepas suscetíveis após identificação da sensibilidade.

Como descobrir se está com meningite?

Principais sintomas

  1. Febre alta e repentina;
  2. Dor de cabeça forte que não passa;
  3. Náuseas e vômitos;
  4. Dor e dificuldade para mover o pescoço;
  5. Tontura e dificuldade de concentração;
  6. Confusão mental;
  7. Dificuldade para encostar o queixo no peito;
  8. Sensibilidade à luz e aos ruídos;

Qual o tipo de isolamento para meningite bacteriana?

Isolamento respiratório para gotículas* Meningite bacteriana indeterminada ou meningocócica, até 24 horas de antibioticoterapia.

O que é precaução de aerossóis?

Precaução por aerossóis Os aerossóis são partículas menores do que as gotículas, capazes de permanecer em suspensão no ar por períodos prolongados. Dessa forma, necessitam de medidas de proteção diferenciadas. Exemplos de doenças com transmissão por aerossol são tuberculose, sarampo e varicela.

Qual a causa da meningite bacteriana?

  • Atualmente, a Neisseria mengitidis, também conhecida como meningococo, é a principal causa de meningite bacteriana em crianças e adultos.

Como a pessoa pode transmitir a meningite?

  • A pessoa pode ter o vírus ou a bactéria e não desenvolver meningite, mas pode transmitir a doença mesmo assim. Isso pode ocorrer na meningite meningocócica, por exemplo, em que a pessoa tem a bactéria na garganta, não está doente, mas pode transmitir o micróbio, sobretudo pelobeijo.

Como curar a meningite bacteriana?

  • Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura, desde que diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico apropriado O micróbio pode ser transmitido da garganta de uma pessoa a outra, através de gotículas da tosse, espirro e beijo. A meningite nem sempre é transmitida por indivíduos doentes.

Quais são as vacinas para prevenção da meningite bacteriana?

  • As vacinas são eficazes para controlar epidemias e é a principal forma de prevenção da meningite bacteriana. Elas são atualmente recomendadas para: Pessoas que viajam a certas regiões do mundo. Revisado por: Dr. Andre C. Felício, neurologista - CRM: 109.665.

Postagens relacionadas: