O que era Estado caserna em Esparta?
Índice
- O que era Estado caserna em Esparta?
- Qual o destino de bebês defeituosos em Esparta?
- Como era o militarismo espartano?
- O que é ser um espartano?
- Quem foram os soldados cidadãos de Esparta?
- O que acontecia com as crianças nascidas na Cidade-estado que priorizava o militarismo?
- Como os espartanos educavam seus filhos?
- Quais eram as principais características da sociedade espartana?
- Qual a origem da Esparta?
- Qual a situação geográfica de Esparta?
- Qual foi a origem da política espartana?
- Quem era o cidadão espartano?
O que era Estado caserna em Esparta?
V - A Caserna era um acampamento de treinamento militar juvenil espartano, onde os garotos eram duramente preparados, em termos psicológicos e físicos, para suportar as exigências do combate. Correto. A Caserna servia para formar militares capacitados para honrar a pátria espartana.
Qual o destino de bebês defeituosos em Esparta?
Em Esparta, as crianças fracas não tinham nenhuma chance. Se elas nascessem fracas, doentes ou deformadas, elas eram deixadas para morrer, e isso acontecia muito. Quando um bebê nascia, o pai levava o recém-nascido para os anciãos da cidade. Os anciãos examinavam a criança, procurando fraquezas e deformidades.
Como era o militarismo espartano?
Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.
O que é ser um espartano?
Significado de Espartano adjetivo Que se refere a Esparta (cidade situada na Grécia). [Figurado] Que se pode assemelhar aos preceitos dos antigos habitantes de Esparta; que tende a ser rigoroso; austero. substantivo masculino Pessoa que nasceu em Esparta; habitante de Esparta. Etimologia (origem da palavra espartano).
Quem foram os soldados cidadãos de Esparta?
Eram os cidadãos de Esparta. Filhos de mães e pais espartanos, haviam recebido a educação espartana. Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. ... Não recebiam educação, porém tinham que combater no exército, quando convocados.
O que acontecia com as crianças nascidas na Cidade-estado que priorizava o militarismo?
Eram submetidos ainda a uma escassa dieta alimentar, que os obrigava a caçar ou roubar alimentos, sendo punidos apenas quando eram descobertos. Recebiam ainda uma parca vestimenta, obrigando-os a desenvolver condições físicas para suportar situações climáticas muito adversas.
Como os espartanos educavam seus filhos?
Os filhos homens ao completarem por volta de 6 a 7 anos eram recolhidos para uma especie de escola de guerreiros, um centro de treinamento de soldados onde desenvolviam suas habilidades físicas e disciplinares, quando chegava à adolecencia ja estavam aptos para portar armas e servir à esparta.
Quais eram as principais características da sociedade espartana?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.
Qual a origem da Esparta?
- Isolada no Sudeste da Península do Peloponeso, a partir do século VI, vai caracterizar-se por ser uma sociedade, eminentemente, militar e virada para o continente, conservadora e bélica. Para além disso, a aridez do solo e a inexistência de bons portos para a navegação fez com que Esparta tivesse como base da economia uma agricultura incipiente.
Qual a situação geográfica de Esparta?
- A situação geográfica de Esparta influenciou na formação do carácter dos espartanos. Isolada no Sudeste da Península do Peloponeso, a partir do século VI, vai caracterizar-se por ser uma sociedade, eminentemente, militar e virada para o continente, conservadora e bélica.
Qual foi a origem da política espartana?
- Acredita-se que essa estrutura social rígida assim como o sistema político espartano tenham sido elaborados, por volta do século VIII a.C., por um legislador mítico chamado Licurgo. A política espartana também era uma estrutura rígida, e, como vimos, acredita-se ter sido formulada por Licurgo.
Quem era o cidadão espartano?
- Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo. Os jovens espartanos aprendiam a escrever aquilo que era estritamente necessário. Dessa forma, o cidadão espartano deveria ser forte e resistente, um indivíduo apto para as batalhas militares.















