O que foram os movimentos sociais de resistência?
Índice
- O que foram os movimentos sociais de resistência?
- Como era a resistência dos escravos?
- O que foi a resistência negra?
- O que é a resistência física?
- Quais são os tipos de resistência?
- O que provocou os movimentos de resistência?
- Onde começa a resistência dos escravos?
- Porque os quilombos foram uma forma de resistência à escravidão?
- Qual a definição da resistência?
- Como foi a unificação das duas resistências?
- Como se formou a resistência na França?
- Como montar um trabalho de resistência?

O que foram os movimentos sociais de resistência?
Movimento de resistência é o conjunto de iniciativas levado a cabo por um grupo de pessoas que defendem uma causa normalmente política, na luta contra um invasor em um país ocupado. O termo pode também se referir a qualquer esforço organizado por defensores de um ideal comum contra uma autoridade constituída.
Como era a resistência dos escravos?
Algumas formas eram: formação de quilombos, fugas ou suicídios, magia, assassinatos e sequestros de senhores, paralisações, sabotagens e roubos. Também havia a capoeira, que era considerada uma forma de resistência, diferente do fenômeno urbano do século 19.
O que foi a resistência negra?
Os documentos mostram que a fuga e os quilombos não eram as únicas formas de resistência dos negros perante a escravidão: rebeliões, assassinatos, suicídios , revoltas organizadas também fizeram parte da história da escravidão no Brasil. Das revoltas históricas, a mais conhecida foi a dos Malês, em Salvador.
O que é a resistência física?
A resistência, também capacidade de resistência ao cansaço, é a capacidade de poder executar, durante o maior tempo possível, um esforço estático ou dinâmico, sem diminuir a qualidade do exercício.
Quais são os tipos de resistência?
A resistência pode ser dividida em alguns tipos como: resistência aeróbica, anaeróbica, resistência muscular localizada e resistência de força.
O que provocou os movimentos de resistência?
Os movimentos de resistência foram organizados tanto por povos que possuíam um Estado organizado e centralizado quanto por aqueles que não possuíam. A vitória dos europeus sobre esse movimentos de resistência aconteceu em decorrência de sua vantagem tecnológica, sobretudo em relação a armas e meios de comunicação.
Onde começa a resistência dos escravos?
O grande símbolo da resistência dos escravos africanos no Brasil foram os quilombos. A palavra quilombo, no dialeto quimbundo (falado pelos povos bantos), era utilizada para se referir a um acampamento militarizado.
Porque os quilombos foram uma forma de resistência à escravidão?
Os quilombos, de maneira geral, funcionavam como válvula de escape para a intensa violência da escravidão nas senzalas. Além disso, eram considerados pontos centrais de oposição ao modelo escravagista, os quais resistiram a diversos confrontos com aqueles que se afirmavam superiores, os senhores de engenho.
Qual a definição da resistência?
- Henri Michel, fundador do Comité de História da Segunda Guerra Mundial, definia a Resistência como «o conjunto dos combates levados a cabo em nome da liberdade da pátria e da dignidade humana» contra o ocupante e seus apoiantes.
Como foi a unificação das duas resistências?
- A unificação das duas resistências sob o comando do general de Gaulle foi principalmente dirigida por Jean Moulin, em 1942-1943. Foi como simbolismo dessa resistência comum entre a «França cativa» e a «França livre» que esta última foi renomeada em julho de 1942 para «França combatente».
Como se formou a resistência na França?
- Na Universidade foram-se formando grupos revolucionários, que deram origem a jornais como o Resistência. Entre 19 o Norte viu nascer a Organization civile et militaire e o Libération-Nord. No Sul a ação da resistência estava mais voltada para a propaganda, porque em 1942 esta parte da França não estava ocupada pelos alemães.
Como montar um trabalho de resistência?
- Tendo detectado esses dois pontos específicos para serem trabalhados podemos montar um trabalho de resistência da seguinte forma: Na fase preparatória: 2 meses antes das provas, iniciar os trabalho de resistência geral.