O que é o desenvolvimento moral?
Índice
- O que é o desenvolvimento moral?
- Qual o objetivo do desenvolvimento moral?
- O que é desenvolvimento moral para Piaget?
- Qual a condição para o desenvolvimento da moral autônoma?
- Quais são os níveis de moralidade Segundo Kohlberg?
- O que é a teoria de Kohlberg?
- Em que aspecto Kohlberg discorda de Piaget?
- Qual o modelo mais influente para o desenvolvimento de nossa moral?
- Quais são as fases de desenvolvimento moral das crianças e adolescentes?
- Quais são os estágios do desenvolvimento moral?
- Qual o princípio da moralidade?

O que é o desenvolvimento moral?
O desenvolvimento moral do ser humano inicia-se nas relações que ele estabe-lece com seu meio, desde o momento em que nasce. Essas relações são permea-das por valores, princípios e regras para o convívio coletivo.
Qual o objetivo do desenvolvimento moral?
A educação moral terá por objetivo e desafio transmitir ao indivíduo o que é comum, aceito e valorizado pelo grupo ou cultura. Há outras compreensões na psicologia, cujos nomes principais são Piaget e Kohlberg, que situam o desenvolvimento moral na capacidade de estabelecer juízos morais.
O que é desenvolvimento moral para Piaget?
Para Piaget, (1977, p. ... 11) “Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras”. Por conseguinte, essas regras estão de fato vinculadas à vida cotidiana.
Qual a condição para o desenvolvimento da moral autônoma?
Para alcançar a autonomia, é preciso que além da superação de suas tendências heterônomas e egocêntricas, a criança possa ter possibilidades de exercer a cooperação e a consciência de necessidade de regras boas e justas, ou seja, que possa ter boas experiências que a levem ao desenvolvimento autônomo.
Quais são os níveis de moralidade Segundo Kohlberg?
Kohlberg desdobra as três últimas fases em seis estágios de raciocínio moral, agrupando-os dois a dois em três níveis de moralidade: os estágios 1 (orientação da punição e obediência) e 2 (relativista instrumental) correspondem ao nível pré-convencional; os estágios 3 (concordância interpessoal) e 4 (manutenção social) ...
O que é a teoria de Kohlberg?
A teoria do desenvolvimento moral é a mais conhecida de Kohlberg. ... Acredita que através de um processo maturacional e interativo, todos os seres humanos têm a capacidade de chegar à plena competência moral, medida pelo paradigma da moralidade autônoma, ou, como prefere Kohlberg, pela da moralidade pós-convencional.
Em que aspecto Kohlberg discorda de Piaget?
Insatisfeito com o enfoque de teoria psicanalítica e das teorias de aprendizagem social para explicar a socialização e considerando a aplicabilidade do enfoque cognitivo, Kohlberg de- dicou-se ao estudo do desenvolvimento moral, redefinindo os está- gios de julgamento moral propostos por Piaget (1932).
Qual o modelo mais influente para o desenvolvimento de nossa moral?
- Um dos modelos mais importantes e influentes que tentam explicar o desenvolvimento de nossa moral é a teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg. Por outro lado, ao contarmos todos com uma moral própria, estabelecer uma universal sempre foi uma das grandes questões que preocuparam a multidão de filósofos e pensadores.
Quais são as fases de desenvolvimento moral das crianças e adolescentes?
- Tendo conhecimento que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias.
Quais são os estágios do desenvolvimento moral?
- Para Kohlberg existem seis estágios no desenvolvimento moral, dividido em três níveis. Piaget estudou somente a vida moral até a adolescência e Kohlberg até o desabrochar pleno da maturidade e da vida moral. Kohlberg não dá muita importância ao comportamento moral externo.
Qual o princípio da moralidade?
- Para Piaget, toda a moral é formada por um sistema de regras e a moralidade consiste no respeito que o indivíduo nutre por estas regras. Partindo desse princípio, Piaget propôs estudar esse problema em dois níveis: a consciência (intelecção) que se tem das regras, e a sua colocação em prática.