O que é tumoração pélvica?
Índice
- O que é tumoração pélvica?
- Quais são os 3 tipos de traumas em extremidades comumente atendidos no APH?
- Qual a dor pélvica mais comum?
- O que é dor pélvica Aciclica?
- Quais os sintomas de câncer na pelve?
- O que é ausência de massa pélvica?
- Como fazer o exame pélvico interno?
- Qual a função do pavimento pélvico em ambos os sexos?
- Qual o posicionamento do paciente no exame físico?
- Por que o exame físico é indispensável?

O que é tumoração pélvica?
Os achados podem sugerir uma causa para a massa pélvica: Sangramento vaginal e dor pélvica: gestação ectópica ou, raramente, doença trofoblástica gestacional. Dismenorreia: endometriose ou miomatose uterina. Em meninas jovens, puberdade precoce: tumor ovariano masculinizante ou feminilizante.
Quais são os 3 tipos de traumas em extremidades comumente atendidos no APH?
3.TRAUMAS EM EXTREMIDADES Trauma em extremidades são as intercorrências clínicas dos membros superiores e inferiores, como a fratura, entorse e luxação, além de detalhar essas intercorrências vamos aprender o atendimento pré-hospitalar desses problemas.
Qual a dor pélvica mais comum?
1. Cólica menstrual. É mais comum em adolescentes e é causada pela contração uterina involuntária durante a menstruação, tendendo a melhorar com o passar dos anos e com a gravidez.
O que é dor pélvica Aciclica?
Ela pode se manifestar de diversas maneiras, como a dismenorreia (cólica menstrual), dor pélvica crônica (cíclica ou acíclica), dispareunia de profundidade (dor durante a relação), alterações intestinais cíclicas (dor à evacuação, sangramento nas fezes, aumento do trânsito intestinal durante o período menstrual), ...
Quais os sintomas de câncer na pelve?
Os principais são aumento do abdômen, dificuldade para se alimentar, dor na região pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal (principalmente pós-menopausa), mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso.
O que é ausência de massa pélvica?
As massas anexiais são nódulos que ocorrem nos anexos do útero, que incluem o útero, os ovários e as trompas de falópio. Eles têm várias causas possíveis, que podem ser ginecológicas ou não-ginecológicas. Uma massa adicional pode ser: um cisto no ovário.
Como fazer o exame pélvico interno?
- Para fazer o exame pélvico interno, é necessário palpar o abdómen e a pélvis. Para tal, o médico insere dois dedos na vagina, enquanto a outra mão pressiona o exterior do baixo abdómen, analisando o tamanho e forma do útero e ovários em busca de sensibilidade ou massas.
Qual a função do pavimento pélvico em ambos os sexos?
- Sim, o pavimento pélvico integra o corpo de mulheres e homens e desempenha funções idênticas em ambos os sexos.
Qual o posicionamento do paciente no exame físico?
- O posicionamento do paciente no momento do exame físico deve ser apropriado para que as partes estejam acessíveis para serem examinadas e também oferecer conforto ao paciente. A posição adequada vai depender de que parte do corpo será avaliada.
Por que o exame físico é indispensável?
- O uso do exame físico por profissionais das áreas de saúde é indispensável principalmente nas redes públicas que atendem as classes menos favorecidas da população que na maioria das vezes não possuem serviços especializados e dependem dessas manobras para garantir o mínimo de saúde para sobreviver.