O que encontramos nas duas últimas porções da medula espinhal?
Índice
- O que encontramos nas duas últimas porções da medula espinhal?
- Qual a composição da medula espinhal?
- O que surge da medula espinhal?
- Em qual vértebra que a medula espinhal termina com o cone medular?
- O que envolve o encéfalo e a medula espinhal?
- O que faz a medula espinhal?
- Qual a função da medula espinhal?
- Qual a substância mais escura na medula espinhal?
- Como funciona a medula espinal?
- Como proteger a medula espinhal?

O que encontramos nas duas últimas porções da medula espinhal?
A medula se torna mais fina no final formando o cone medular. Abaixo da vértebra, envolvendo o cone e um filamento terminal, estão as meninges (saco dural) e raízes nervosas dos últimos nervos que juntos formam a cauda equina.
Qual a composição da medula espinhal?
A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.
O que surge da medula espinhal?
Da medula espinhal originam-se 31 pares de nervos (feixes de fibras nervosas), os quais conectam a medula a diferentes partes do corpo. Esses nervos são denominados de acordo com a região da coluna vertebral relacionada à sua emergência.
Em qual vértebra que a medula espinhal termina com o cone medular?
A medula espinal é uma continuação do tronco cerebral. Ela se estende do forame magno na base do crânio até à vértebra L1 / L2, onde termina como cone medular.
O que envolve o encéfalo e a medula espinhal?
O Sistema Nervoso Central (SNC) é a parte do sistema nervoso formada pelo encéfalo e pela medula espinhal. O sistema nervoso é fundamental para a percepção do mundo que nos cerca e também para o funcionamento do corpo e a realização de atividades, como locomoção, raciocínio e memória.
O que faz a medula espinhal?
Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
Qual a função da medula espinhal?
- A medula espinhal é importante por atuar levando informações do encéfalo para as diversas partes do corpo e também na direção contrária, isto é, do corpo em direção ao encéfalo.
Qual a substância mais escura na medula espinhal?
- Elas recebem o nome de dura-máter, aracnoide e pia-máter. Assim como o encéfalo, na medula espinhal é possível observar uma região mais clara e outra mais escura. A região mais clara é o que chamamos de substância branca, enquanto a mais escura é chamada de substância cinzenta.
Como funciona a medula espinal?
- Observe a disposição da substância cinzenta em forna de H. Assim como o encéfalo, a medula espinal desenvolve-se a partir do tubo neural. Na medula, inclusive, observa-se um canal central, o qual é remanescente da cavidade desse tubo. Nesse canal circula líquido cerebrospinal, também conhecido como cefalorraquidiano.
Como proteger a medula espinhal?
- A coluna vertebral ajuda a proteger a medula espinhal. As lesões da medula espinhal são extremamente preocupantes, uma vez que a medula é um importante componente do sistema nervoso central, estando relacionada com diversas funções do organismo, como nossa movimentação.