O que encontramos dentro do canal vertebral?

O que encontramos dentro do canal vertebral?
A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna). Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.
Porque a medula espinhal ocupa parte do canal vertebral?
Como dito anteriormente, a medula espinhal encontra-se no interior da coluna vertebral, que funciona, assim como a caixa craniana, como uma estrutura protetora do sistema nervoso central. Vale salientar, no entanto, que não é apenas a coluna que apresenta esse papel.
Quais são as membranas da medula?
- Externamente, a medula é envolvida por 3 membranas ricas em fibras colágenas, as meninges. Essas membranas contêm espaços entre elas, que são lubrificados pelo liquor ou líquido cefalorraquidiano. O liquor é um fluido incolor e aquoso que ajuda a proteger o sistema nervoso central de impactos.
Qual a anatomia da medula espinhal?
- Anatomia e Fisiologia. A medula espinhal possui formato cilíndrico, de diâmetro não uniforme, apresentando duas regiões mais dilatadas de onde partem fibras nervosas para os membros superiores e inferiores. É constituída de tecido nervoso, situada no interior da coluna vertebral e se estende desde o final do tronco encefálico ...
Quais são as fibras nervosas da medula?
- Cada nervo é composto de dois conjuntos de fibras nervosas, chamadas raízes dos nervos, as quais se ligam à parte dorsal (raiz dorsal) e à parte ventral (raiz ventral) da medula. A raiz dorsal contem somente fibras nervosas sensitivas, enquanto que a raiz ventral contem somente fibras nervosas motoras.
Como funciona a medula óssea?
- A medula óssea atua na produção dos componentes figurados do sangue — hemácias, leucócitos e megacariócitos, células cujos fragmentos constituem as plaquetas. Todas as células sanguíneas derivam de um único tipo celular presente na medula óssea denominado célula-tronco pluripotente.