O que encontramos na obra clássica Odisseia?
Índice
- O que encontramos na obra clássica Odisseia?
- Quantos versos tem a Odisseia?
- O que é as obras Ilíada e Odisseia?
- Quando ocorre a Odisseia?
- O que caracteriza o gênero épico?
- Qual a história da Odisseia?
- Qual a influência da Odisseia na literatura ocidental?
- Quais são os poemas da Odisseia?
- Como foi a Grécia Antiga?

O que encontramos na obra clássica Odisseia?
A Odisseia, do poeta grego Homero, é a segunda obra mais antiga da literatura ocidental, e também uma das mais importantes. Narra, em cantos (ou versos), a viagem fantástica de Ulisses desde Troia até a ilha de Ítaca, depois do fim da Guerra de Troia. ... Essa palavra vem de “Odisseu”, que é Ulisses em grego.
Quantos versos tem a Odisseia?
Dividida em 24 cantos, a Odisseia é composta por 12 mil versos hexâmetros, de 13 a 17 sílabas, que variam entre as longas e as breves da língua grega.
O que é as obras Ilíada e Odisseia?
“A Ilíada” e a “Odisseia”, atribuídas a Homero (século VIII a. C.), são as duas obras maiores da cultura greco-latina, marcando decisivamente as tradições mediterrânicas, a ponto de, segundo a lenda, Lisboa ter sido fundada por Ulisses. “A Ilíada” tem origem na tradição oral da época micênica cantada pelos aedos.
Quando ocorre a Odisseia?
A aventura escrita por Homero, no século 8 a.C, narra a história de um herói que passa 20 anos tentando voltar para casa. Ano: + – século 8 a.C. Por que ler? Porque o que importa na vida não é a linha de chegada, mas a superação dos obstáculos.
O que caracteriza o gênero épico?
O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos. O narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos quanto em prosa.
Qual a história da Odisseia?
- A história da Odisseia A Odisseia é a continuação da Ilíada, que conta acontecimentos míticos da Guerra de Troia. A guerra só terminou graças a uma artimanha de Ulisses: o cavalo de Troia. Os guerreiros gregos se esconderam dentro de um grande cavalo de madeira.
Qual a influência da Odisseia na literatura ocidental?
- Com uma influência incalculável na literatura ocidental, a Odisseia serviu de inspiração para obras como a Eneida de Virgílio e Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. Um dos seus aspectos mais notáveis é o modo como está construída, com um início in media res, que foi reproduzido em inúmeras obras posteriores.
Quais são os poemas da Odisseia?
- Uma vez que eram escritos para serem interpretados em público, estes poemas se focavam bastante no ritmo. Dividida em 24 cantos, a Odisseia é composta por 12 mil versos hexâmetros, de 13 a 17 sílabas, que variam entre as longas e as breves da língua grega.
Como foi a Grécia Antiga?
- Sobre a Grécia Antiga, observe as afirmações a seguir e assinale as corretas: I. Esparta era uma polis localizada na península do Peloponeso, na planície da Ática e, seguindo a trajetória de Atenas, acabou alcançando a democracia. II.