Como a alimentação influencia nas emoções?
Índice
- Como a alimentação influencia nas emoções?
- É possível alimentar uma emoção?
- O que comemos afeta a forma como nos sentimos assim como o que sentimos afeta nossa maneira de comer?
- Porque comemos nossas emoções?
- Como a psicologia se relaciona com a nutrição?
- Qual a combinação entre psicologia e nutrição?
- Quem é o melhor psicólogo alimentar?
- Quais são as formas de atuação da psicologia alimentar?

Como a alimentação influencia nas emoções?
Uma das explicações está nos nutrientes contidos em determinados alimentos, que têm o poder de ativar neurotransmissores no cérebro, como a serotonina e/ou a dopamina, e que promovem impacto no seu estado de ânimo e humor.
É possível alimentar uma emoção?
Mais vezes do que não, estamos comendo para alimentar nossas emoções da maneira mais rápida e simples possível porque perdemos contato com quem somos e o que realmente estamos sentindo. Comer emocional significa comer porque você é desencadeado por uma certa emoção.
O que comemos afeta a forma como nos sentimos assim como o que sentimos afeta nossa maneira de comer?
O que comemos afeta a forma como nos sentimos, assim como o que sentimos afeta nossa maneira de comer. “O que pensamos gera emoções, mas o que comemos também gera emoções”. A maneira como lidamos com nossas emoções influencia diretamente a forma como nos alimentamos.
Porque comemos nossas emoções?
De acordo com a nutricionista, isso acontece porque temos uma relação emocional com a comida. Todos temos um prato especial, que remete a alguma coisa boa. Quando estamos estressados, tristes, ansiosos, acabamos comendo esses alimentos em busca do prazer. Buscamos alimentos que nos trazem bons sentimentos.
Como a psicologia se relaciona com a nutrição?
- Como a psicologia se relaciona com a nutrição? O primeiro ponto a ser estabelecido é como a psicologia pode influenciar o trabalho realizado na nutrição. Podemos destacar pelo menos três fatores: Você certamente já notou que, quando está mais animado, tende a se movimentar mais e, no fim do dia, se sentir mais cansado, pois gastou mais energia.
Qual a combinação entre psicologia e nutrição?
- Se não houver uma combinação direta entre psicologia e nutrição durante o tratamento, é pouco provável que aquele paciente consiga superar sua doença e adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
Quem é o melhor psicólogo alimentar?
- O psicólogo alimentar é o melhor profissional para ajudar na construção ou mudança de hábitos alimentares. Seja para assegurar uma dieta mais balanceada ou para lidar melhor com transtornos alimentares. Esse ponto é especialmente importante no tratamento para adolescentes, que precisam de atenção redobrada.
Quais são as formas de atuação da psicologia alimentar?
- Veja aqui algumas das formas de atuação da psicologia alimentar: O psicólogo alimentar é o melhor profissional para ajudar na construção ou mudança de hábitos alimentares. Seja para assegurar uma dieta mais balanceada ou para lidar melhor com transtornos alimentares.