O que o que os iluministas criticavam?

O que o que os iluministas criticavam?
Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. Propunham a igualdade jurídica (igualde perante a lei) e o ensino gratuito, público e laico. ... Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo.
Quais os três pilares do Iluminismo?
O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência.
O que se entende por Iluminismo E o que os iluministas criticavam *?
O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
Por que o Iluminismo afirma que a sociedade no antigo regime era irracional?
O que o Iluminismo combatia o absolutismo monárquico: porque protegia a nobreza e mantinha seus privilégios. O absolutismo era considerado injusto por impedir a participação da burguesia nas decisões políticas, inviabilizando a realização de seus ideias; ... Assim, à burguesia não interessava apenas a religião.
Como os pensadores iluministas entendiam a igualdade social?
Os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutistae os privilégios enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens de seu "direito natural" a felicidade.