O que pode elevar o TGP?

O que pode elevar o TGP?
O que pode ser TGO e TGP alterados As alterações nos níveis de TGO e TGP são normalmente indicativas de lesões no fígado, o que pode acontecer devido à hepatite, cirrose ou presença de gordura no fígado, sendo consideradas essas possibilidades quando são verificados valores muito superiores de TGO e TGP.
Qual a diferença entre elevação de TGP e TGP?
- A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.
Quais são os níveis de TGO e TGP?
- Geralmente, as alterações nos níveis de TGO e TGP estão relacionadas às doenças do fígado como hepatite, gordura no fígado e cirrose hepática. Nestes casos, TGO e TGP se encontram bastante altos.
Qual é a diferença entre o TG e o TGP?
- O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase) e o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado.
Quais são os níveis de TGO e TGP no sangue?
- Os níveis de TGO e TGP podem variar de laboratório para laboratório. Porém, os níveis considerados normais no sangue são: TGO: entre 5 e 40 U/L; TGP: entre 7 e 56 U/L. Quando os valores são até três vezes maiores que o limite, eles são considerados inespecíficos, e podem significar a existência de lesão de outros órgãos que não seja o fígado.