Como funciona o imposto no resgate do PGBL?
Índice
- Como funciona o imposto no resgate do PGBL?
- Como é feita a tributação do VGBL?
- Como funciona o plano PGBL?
- O que é PGBL regressivo?
- Como lançar o resgate do PGBL no Imposto de Renda?
- Onde lançar contribuições dedutíveis do PGBL?
- Como é calculado o rendimento do VGBL?
- Quando o PGBL vale a pena?
- Quais as características de um PGBL?
- Qual o imposto de renda de um PGBL?
- Qual o benefício do PGBL?
- Qual a taxa de administração do PGBL?
- Qual a diferença entre PGBL e VGBL?

Como funciona o imposto no resgate do PGBL?
Assim, variam da isenção até a alíquota de 27,5%, dependendo do valor a ser resgatado ou recebido como renda. Na tributação progressiva há a cobrança de uma alíquota de 15% na fonte no momento do resgate. ... Se houver apenas o resgate do PGBL dentro da faixa de isenção, o beneficiário não pagará IR.
Como é feita a tributação do VGBL?
A tributação do VGBL sofre incidência apenas sobre o rendimento da aplicação e não sobre o montante total resgatado. Além disso, a tabela de tributação desse plano de previdência pode ser seguido segundo a tabela progressiva ou regressiva. Contudo, o plano VGBL não dá direito a deduções no imposto de renda.
Como funciona o plano PGBL?
PGBL é a sigla para Plano Gerador de Benefício Livre. ... Os planos de previdência privada (PGBL ou VGBL) funcionam da mesma maneira: você faz aportes mensais e acumula dinheiro durante sua idade economicamente ativa, para acessar o montante acumulado na idade de se aposentar, que é definida previamente.
O que é PGBL regressivo?
No caso do PGBL regressiva, a tributação crescerá de acordo com o capital que será resgatado pelo investidor. Nesse modelo, as alíquotas diminuem quanto maior for o tempo do investimento. ... Passados os dois primeiros anos da aplicação, a alíquota cai para 30% e continua caindo 5% a cada dois anos.
Como lançar o resgate do PGBL no Imposto de Renda?
Os valores recebidos do PGBL pelo contribuinte devem ser informados integralmente no quadro Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas. Nesse caso, a tributação incide sobre o valor total do resgate e não apenas sobre os rendimentos.
Onde lançar contribuições dedutíveis do PGBL?
Se você investe em PGBL, terá de declarar sua previdência no IR ao informar o valor das contribuições na ficha “Pagamentos Efetuados”. Neste caso, terá de escolher entre três códigos disponíveis no programa do Imposto de Renda, que variam de acordo com o plano escolhido.
Como é calculado o rendimento do VGBL?
Leia até o final e entenda porque o VGBL é o melhor plano para construir uma reserva de longo prazo e ajudar na sucessão patrimonial....Taxas e Tributação dos Planos VGBL.
BASE DE CÁLCULO (R$) | ALÍQUOTA |
---|---|
De 1.903,99 até 2.826,65 | 7,5% |
De 2.826,66 até 3.751,55 | 15% |
De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,5% |
Acima de 4.664,68 | 27,5% |
Quando o PGBL vale a pena?
O PGBL vale a pena para quem quer pagar menos imposto e deixar que este renda mais no plano. ... O PGBL é indicado para: Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda; Quem contribui para o INSS ou para regimes próprios de Previdência de servidores públicos.
Quais as características de um PGBL?
Características. Tanto o PGBL quanto o VGBL tem por finalidade a acumulação de recursos no longo prazo com vistas a complementação da renda na aposentadoria. ... A principal característica do PGBL é a possibilidade de dedução das contribuições no calculo do imposto de renda, até um limite de 12% da renda total tributável.
Qual o imposto de renda de um PGBL?
- Ao sacar os recursos de um PGBL, o imposto incide sobre o montante total acumulado (soma das aplicações e dos rendimentos no período). E o VGBL? Quem declara o imposto de renda pelo modelo simplificado ou é isento de IR pode optar por fazer aportes em um VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
Qual o benefício do PGBL?
- Por exemplo, com o PGBL, como dissemos, o investidor tem o benefício de abater os aportes feitos na previdência da base de cálculo do imposto de renda, com o limite de até 12% da renda bruta anual.
Qual a taxa de administração do PGBL?
- Nos planos PGBL, são cobradas duas taxas: a de administração e a de carregamento. A taxa de administração, como o próprio nome sugere, é a cobrada pela instituição pela administração de um fundo de investimento – ou seja, pela escolha dos ativos que vão compor a carteira.
Qual a diferença entre PGBL e VGBL?
- Se quiser saber mais a fundo sobre o que diferencia cada uma das modalidades, acesse nosso post PGBL ou VGBL: semelhanças, diferenças e qual deles escolher . No PGBL, você pode deduzir o valor das contribuições da sua base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da sua renda bruta anual.