Qual a causa da talassemia?
Índice
- Qual a causa da talassemia?
- Como identificar a talassemia?
- O que é talassemia e quais as formas que ela ocorre?
- Quem tem talassemia pode ser doador de sangue?
- Qual exame mostra talassemia?
- Quem tem talassemia pode ter leucemia?
- Qual o exame que detecta talassemia?
- O que é talassemia major?
- Quem tem talassemia pode ter filhos?
- Quem tem talassemia pode tomar Combiron?
- Qual o tipo de talassemia mais grave?
- Qual o tratamento para talassemia?
- Como se trata a talassemia intermediária?
- Quais os sinais e sintomas de talassemia ao nascimento?

Qual a causa da talassemia?
A causa da talassemia está em alterações existentes em um dos genes do cromossomo 16, que regula a produção das cadeias alfa de globina, ou do cromossomo 11, que controla as cadeias beta. Chamadas tecnicamente de mutações, essas alterações têm origem hereditária e podem se mostrar de centenas de formas diferentes.
Como identificar a talassemia?
O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue. Veja como interpretar a eletroforese de hemoglobina.
O que é talassemia e quais as formas que ela ocorre?
A talassemia é um defeito da hemoglobina em seres humanos, que pode ocorrer de duas formas: Pessoas com a talassemia beta tem mutação (alteração) no cromossomo 11 e com a talassemia alfa tem a mutação no cromossomo 16. Assim, a hemoglobina não é produzida adequadamente.
Quem tem talassemia pode ser doador de sangue?
Vale destacar que os talassêmicos não podem doar sangue, devido à sua anemia que não tem cura. O portador do tipo major precisa de doação de sangue porque a sua medula produz mais glóbulos vermelhos com menos hemoglobina, assim a capacidade de transporte de oxigênio pelo organismo fica prejudicada.
Qual exame mostra talassemia?
O diagnóstico laboratorial das talassemias é feito por hemograma e eletroforese de hemoglobina. Também é possível estudar a mutação genética específica.
Quem tem talassemia pode ter leucemia?
TALASSEMIA PODE VIRAR LEUCEMIA? Não! A leucemia é um tipo de câncer do sangue causado pelo defeito na produção de glóbulos brancos (células responsáveis pela defesa do corpo).
Qual o exame que detecta talassemia?
São realizados exames de sangue para se fazer o diagnóstico de talassemia. Os médicos fazem contagens de sangue e examinam uma amostra de sangue ao microscópio. É possível ver as anormalidades características dos glóbulos vermelhos. Eletroforese da hemoglobina , outro exame de sangue, também é realizada.
O que é talassemia major?
A talassemia é uma forma de anemia crônica, de origem genética (hereditária), ou seja, passada dos pais para os filhos. Não é transmitida pelo sangue, ar, água, contato físico ou sexual e não é causada por deficiência na alimentação, carência de vitaminas ou sais minerais.
Quem tem talassemia pode ter filhos?
Para algu- mas mulheres, ser mãe também é a realização de um sonho, já que a gestação pode ser arriscada em certos casos. De modo geral, na talassemia maior e intermediária a gravi- dez não é considerada um risco para a paciente.
Quem tem talassemia pode tomar Combiron?
Não deve ser utilizado em pacientes que apresentem outras anemias que não sejam acompanhadas por deficiência de ferro como anemia perniciosa ou megaloblástica, anemia hemolítica ou talassemia, hemocromatose ou hemossiderose, e porfiria cutânea, uma vez que podem causar ou agravar um acúmulo de ferro no organismo, ...
Qual o tipo de talassemia mais grave?
- Síndrome da hidropsia fetal da hemoglobina Bart’s: é o tipo de talassemia mais grave, uma vez que é caracterizada pela ausência de todas os genes alfa, resultando na morte do feto ainda durante a gravidez; 2. Talassemia Beta É causada por uma alteração na molécula beta-globina das hemoglobinas do sangue, e pode ser dividida em:
Qual o tratamento para talassemia?
- O tratamento para talassemia depende do tipo e gravidade da doença envolvida. O seu médico lhe dará um curso de tratamento que funcionará melhor para o seu caso particular. O seu médico pode instruí-lo a não tomar vitaminas ou suplementos contendo ferro . Isto é especialmente verdadeiro se você precisar de transfusões de sangue.
Como se trata a talassemia intermediária?
- Talassemia intermediária Em geral, o tratamento desta forma de talassemia é feito com transfusões de sangue durante a infância, caso a criança apresente atrasos no crescimento, ou em situações em que ocorre aumento do baço e do fígado. 3. Talassemia major
Quais os sinais e sintomas de talassemia ao nascimento?
- Alguns bebês apresentam sinais e sintomas de talassemia ao nascimento, ao passo que outros podem desenvolver sinais ou sintomas durante os primeiros dois anos de vida. Algumas pessoas que têm apenas um gene da hemoglobina afetado não sentem quaisquer sintomas.