O que é bom para cisto na boca?
Índice
- O que é bom para cisto na boca?
- Quais são os cistos inflamatórios?
- Qual o cisto Odontogênico mais comum?
- Quais os sintomas de um cisto na boca?
- O que é cistos glandulares?
- Quais são os cistos não Odontogênicos?
- Quais os tratamentos para o cisto de boca?
- Como classificar o cisto de boca?
- Por que o cisto não desaparece?
- Quando é feita a aspiração do cisto?

O que é bom para cisto na boca?
Tratamento do cisto de boca O tratamento para os diversos casos do cisto de boca se baseia em remoção cirúrgica e análise da lesão. O procedimento pode ser feito em ambiente de consultório com anestesia local ou eventualmente sob anestesia geral em centro cirúrgico hospitalar.
Quais são os cistos inflamatórios?
Os cistos odontogênicos inflamatórios são lesões que atingem a região periapical de dentes não vitais tanto na maxila, quanto na mandíbula. Dentre essas lesões, o cisto radicular, também conhecido como cisto periapical é o mais prevalente.
Qual o cisto Odontogênico mais comum?
Cisto dentígero É o cisto de desenvolvimento mais comum, sendo responsável por aproximadamente 20% dos cistos revestidos por epitélio nos ossos gnáticos. É definido como um cisto que se origina da separação do folículo que recobre a coroa de um dente incluso.
Quais os sintomas de um cisto na boca?
Em casos graves, os sintomas podem ser:
- Dor local.
- Inchaço das gengivas.
- Febre.
- Dores de cabeça.
- Ferimentos na região bucal.
- Língua e bochechas com manchas brancas ou avermelhadas.
- Dormência na língua.
- Dificuldade para engolir.
O que é cistos glandulares?
O cisto odontogênico glandular (COG) é um cisto de desenvolvimento incomum que apresenta diferenciação glandular e tem potencial de recidiva. Clinicamente, é assintomático e de crescimento lento.
Quais são os cistos não Odontogênicos?
Cisto não-odontogênico que se origina a partir de remanescentes do epitélio do ducto lacrimal. Cisto que ocorre em tecido mole (não intraósseo).
Quais os tratamentos para o cisto de boca?
- Os tratamentos para os diversos casos do cisto de boca se baseiam em análise clínica e, se necessário, procedimento cirúrgico para a retirada da lesão. Com exceção do cisto do recém-nascido e do cisto de erupção, a cirurgia é indicada em praticamente todos os outros casos sem solução clínica.
Como classificar o cisto de boca?
- O cisto de boca pode ser classificado de diversas maneiras, já que podem apresentar etiologia e caraterísticas diferentes, de acordo com a região de sua origem ou até com a faixa etária dos indivíduos. Classificamos os cistos odontogênicos em oito grandes grupos, que explicaremos abaixo:
Por que o cisto não desaparece?
- Líquido sem sangue e com desaparecimento do cisto: normalmente não é necessário outro exame nem tratamento; Líquido com sangue e cisto que não desaparece: pode existir suspeita de malignidade e, dessa forma, o médico envia uma amostra do líquido para o laboratório;
Quando é feita a aspiração do cisto?
- A aspiração é um procedimento relativamente simples onde o médico insere uma agulha através da pele até ao cisto, de forma a aspirar o líquido no seu interior. Normalmente, este procedimento é feito quando existe suspeita de malignidade ou quando o cisto está causando algum tipo de desconforto na mulher, ou levando ao aparecimento de sintomas.