Como calcular a lei de Hubble?
Índice
- Como calcular a lei de Hubble?
- O que é a lei de Hubble e qual sua expressão matemática?
- Em qual escala a lei de Hubble se aplica?
- Por que as galáxias estão se afastando?
- Como foi comprovada a expansão do Universo?
- Qual o procedimento feito para se calcular a idade do Universo?
- Qual o valor da constante de Hubble?
- Como acontece a expansão do Universo?
- Qual a declaração da Lei de Hubble?
- Como se aplica a Lei de Hubble a galáxias distantes?
- Qual a diferença entre o Hubble e o Grupo Local?

Como calcular a lei de Hubble?
Para chegar à equação, Hubble determinou a velocidade (v) de afastamento de uma galáxia em função da sua distância (r). Com isso, temos que v = H . r, onde H é a constante de Hubble.
O que é a lei de Hubble e qual sua expressão matemática?
A lei é freqüentemente expressa pela equação v = H0D, com H0 a constante de proporcionalidade - constante de Hubble - entre a "distância apropriada" D para uma galáxia, que pode mudar com o tempo, diferente da distância comovedora, e sua velocidade v, ou seja a derivada da distância apropriada em relação à coordenada ...
Em qual escala a lei de Hubble se aplica?
A lei de Hubble afirma que a velocidade de afastamento de uma galáxia (em km/s) é proporcional à sua distância até a Terra, medida em megaparsec. Nessa lei, a constante de proporcionalidade é a constante de hubble (H0) e seu valor mais aceito é de 72 (km/s)/Mpc.
Por que as galáxias estão se afastando?
Enquanto algumas galáxias, como a Via Láctea e Andrômeda, ficam presas à atração gravitacional uma da outra e eventualmente se fundem, a grande maioria das galáxias no universo parece estar se afastando uma da outra. Esse fenômeno é devido à expansão do universo.
Como foi comprovada a expansão do Universo?
Para comprovar essa teoria, cientistas analisam as ondas eletromagnéticas emitidas por por explosões estelares conhecidas como supernovas. A intensidade de luz emitida pelas supernovas – explosão de estrelas com mais de 10 vezes a massa do Sol – fora da nossa galáxia é uma evidência dessa expansão.
Qual o procedimento feito para se calcular a idade do Universo?
Uma das formas de calcular a idade do Universo é medir o que os cientistas chamam de radiação cosmológica de fundo ou “ecos do Big Bang”. Essa teoria ganhou mais força a partir de 1964, quando os físicos norte-americanos Robert Wilson e Arno Penzias descobriram um ruído que vinha do espaço e não desaparecia.
Qual o valor da constante de Hubble?
Com base nesses dados, que devem ser publicados em breve na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, os pesquisadores estimam que o valor da constante de Hubble é 71,9 quilômetros por segundo a cada milhão de parsec (km/s/megaparsec) – 1 parsec corresponde a 3,26 anos-luz.
Como acontece a expansão do Universo?
Nas duas últimas décadas, tem sido amplamente aceito que o universo está se expandindo em ritmo acelerado, impulsionado por uma força invisível conhecida como energia escura. Cientistas propõem, em 2018, um modelo com energia escura e nosso Universo flutua em uma bolha expansiva em uma dimensão extra.
Qual a declaração da Lei de Hubble?
- A declaração da lei do Hubble é apresentada como: Para galáxias distantes, o desvio para o vermelho no espectro é diretamente proporcional à sua distância. A l ei de Hubble também é conhecida como lei de Hubble-Lemaitre, estudada em cosmologia física.
Como se aplica a Lei de Hubble a galáxias distantes?
- A lei de Hubble se aplica somente a galáxias distantes, pois galáxias próximas possuem movimentos peculiares (que não se devem à expansão) resultantes de interação gravitacional com outras galáxias e aglomerados de galáxias. Em galáxias distantes, o erro gerado por não considerar o movimento peculiar é muito pequeno.
Qual a diferença entre o Hubble e o Grupo Local?
- Na verdade, existiam diversos factores associados às observações de Hubble que ajudam a explicar esta diferença: Hubble estudou as galáxias a menos de 2 Mpc, onde está também o Grupo Local.