adplus-dvertising

Quais as principais diferenças na estrutura corporal de platelmintos de vida livre e parasitas?

Índice

Quais as principais diferenças na estrutura corporal de platelmintos de vida livre e parasitas?

Quais as principais diferenças na estrutura corporal de platelmintos de vida livre e parasitas?

Os platelmintos possuem um epitélio simples, sendo a epiderme formada por uma camada simples de células. As espécies parasitas apresentam uma cutícula de proteção e, em alguns casos, ventosas para fixação. Alguns apresentam cílios na região ventral, para fins de locomoção.

Como é o corpo de um platelminto?

Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.

O que é platelmintos de vida livre?

Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária. ... Espécie de vida livre → Dugesia tigrina.

Qual o platelminto que não é parasita?

Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas). Falaremos mais sobre as planárias mais adiante, quando tratarmos da estrutura corporal dos platelmintos.

Quais as estruturas das planárias?

Na região anterior do corpo da planária localizam-se a cabeça e os órgãos dos sentidos: ocelos, estruturas capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, mas que não formam imagens; órgãos auriculares, expansões laterais da cabeça capazes de perceber sensações gustatórias e olfatórias, auxiliando o animal na ...

Qual as doenças causadas por platelmintos?

Verminoses causadas por Platelmintos

  • Esquistossomose.
  • Teníase e Cisticercose.
  • Cisto hidático (Hidatidose)

Qual é a simetria radial?

  • A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal. Animais com esse tipo de simetria recebem o nome de radiados. Em face dessa característica, não podemos afirmar que eles possuem região dorsal e ventral, lado esquerdo e direito ou cabeça e cauda.

Quais são as características da simetria?

  • Além da simetria, podemos destacar como características: a presença de três folhetos germinativos ( triblásticos ), ausência de celoma ( acelomados) e corpo dividido em segmentos ( ametaméricos ). Esses animais possuem sistema digestório incompleto, mas há alguns representantes, como a Taenia, em que esse sistema encontra-se ausente.

Qual é a simetria dos radiados?

  • Animais com esse tipo de simetria recebem o nome de radiados. Em face dessa característica, não podemos afirmar que eles possuem região dorsal e ventral, lado esquerdo e direito ou cabeça e cauda. Esse grupo é representado pelos cnidários e equinodermos adultos.

Qual a simetria da fase embrionária ou larval?

  • A simetria observada na fase embrionária ou larval recebe o nome de simetria primária, enquanto aquela observada na fase adulta é chamada de simetria secundária.

Postagens relacionadas: