O que é que conhecemos dentro da caverna?

O que é que conhecemos dentro da caverna?
A vida dentro da caverna representa o mundo sensível, aquele experimentado a partir dos sentidos, onde reside a falsa percepção da realidade. Enquanto a saída da caverna representa a busca pela verdade, o chamado mundo inteligível, alcançado apenas pelo uso da razão. Veja também: platônico.
Qual é o mito da caverna?
- O Mito da Caverna é uma alegoria filosófica escrita por Platão.A partir dele, o filosofo tenta explicar o senso comum do mundo sensível, em que muitas pessoas acreditam baseadas em seus sentidos.
Qual a intenção de Platão?
- A intenção de Platão é apresentar uma disposição hierárquica para os graus de conhecimento. Existe um grau inferior, que se refere ao conhecimento obtido pelos sentidos do corpo (é o tipo de conhecimento que permite ao prisioneiro ver apenas as sombras) e um grau superior, que é o conhecimento racional, obtido no exterior da caverna.
Quais são os graus de conhecimento de Platão?
- Platão está dispondo, hierarquicamente, os graus de conhecimento com essa metáfora e falando que existe um modo de conhecer, de saber, que é o mais adequado para se pensar em um governante capaz de fazer política com sabedoria e justiça. Os prisioneiros tinham acesso somente às sombras projetadas na parede da caverna.
Como o filósofo consegue sair da caverna?
- O filósofo é aquele consegue sair da caverna, mas por odiar a ignorância, sente compaixão e se vê obrigado a tentar libertar os outros, compreendidos como seus companheiros. O Mito da Caverna é também uma homenagem de Platão a Sócrates, seu mestre.