O que fala o livro Vigiar e punir de Foucault?
Índice
- O que fala o livro Vigiar e punir de Foucault?
- O que é vigiar para Michel Foucault?
- Quais as principais ideias da obra Vigiar e Punir?
- Como citar vigiar e punir?
- O que é punição para Foucault?
- Quais eram as críticas que foram atribuídas ao sistema carcerário no livro Vigiar e Punir?
- Como referenciar Drauzio Varella?
- Qual a relação entre poder e punição para Foucault?

O que fala o livro Vigiar e punir de Foucault?
Ouça em voz altaPausar“Vigiar e Punir aborda o problema da institucionalização do poder de forma muito nova, o que deixou marcas profundas nas pesquisas históricas e sociológicas que se seguiram a ele. ... Trocando em miúdos: para Foucault, a punição dos criminosos se transforma, em grande parte, porque o jeito de exercer o poder também mudou.
O que é vigiar para Michel Foucault?
Ouça em voz altaPausar“Vigiar e Punir” foi publicado por Michel Foucault em 1975. ... Foucault analisa as técnicas de disciplina e vigilância que se espalharam de maneira gradual e imperceptível pela sociedade ao longo do séc.
Quais as principais ideias da obra Vigiar e Punir?
Ouça em voz altaPausarEm Vigiar e Punir, Foucault debruça-se sobre os processos disciplinares nas prisões, em especial na França. Reflete o motivo pelo qual as torturas deram lugar ao encarceramento das prisões, pretendendo que essa fosse a forma mais adequada de correção.
Como citar vigiar e punir?
Ouça em voz altaPausarReferência: FOUCAULT, M. . Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
O que é punição para Foucault?
Ouça em voz altaPausarA punição é a contramedida do crime e serve para desincentivá-lo; Efeitos Laterais: A pena deve ter efeitos sobre todo o corpo social, não basta apenas o sentenciado ser punido, todos devem saber qual foi a pena para tal delito.
Quais eram as críticas que foram atribuídas ao sistema carcerário no livro Vigiar e Punir?
Ouça em voz altaPausarMichel Foucault aborda um tema muito complexo, do qual faz uma profunda crítica sobre o sistema de punição. Por muito tempo, as punições eram vistas como uma maneira de torturar e mostrar violência e medo à população, para que tais atos ilícitos não fossem mais cometidos.
Como referenciar Drauzio Varella?
Ouça em voz altaPausarVARELLA, Drauzio Varella. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Qual a relação entre poder e punição para Foucault?
Ouça em voz altaPausarVigiar e punir nos mostra o poder como exercício - exercício de corpos que investem sobre outros corpos para cerceá-los, sujeitá-los, educá-los. Ao contrário de toda a tradição que identificava o poder com o Estado e com os seus aparelhos, Foucault mostra em sua obra, que o poder é plural.