adplus-dvertising

Qual é a diferença entre salário e remuneração?

Índice

Qual é a diferença entre salário e remuneração?

Qual é a diferença entre salário e remuneração?

A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado decorrentes do vínculo empregatício, pagos diretamente ou não pelo empregador e a palavra salário, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestação do trabalho.

Qual a diferença entre remuneração e salário fixo?

Basicamente, salário é o valor que um empregado recebe pela prestação de serviços descrita em um contrato de trabalho. Já a remuneração consiste na junção do salário com benefícios e vantagens contratuais, como hora extra, insalubridade, comissões, vale-transporte, entre outros.

O que quer dizer valor de remuneração?

A remuneração pode ser definida como o conjunto dos ganhos de um colaborador. Ou seja, todos os valores recebidos por ele fazem parte da sua remuneração. O salário, por exemplo, pertence à remuneração, mas outros elementos também a compõem e não podem ser desconsiderados.

O que é salário-base CLT?

O salário base nada mais é do que o famoso salário bruto, que é o valor fixo que a empresa define em contrato ao efetuar uma admissão. Esse valor serve de base para que a organização ao fim de cada mês realize as deduções trabalhistas previstas em lei.

O que é remuneração salário e gorjeta?

Por sua vez, a remuneração, descrita no artigo 457 da CLT, é o conjunto de pagamentos recebido pelo empregado, diretamente pelo seu empregador, através do salário, bem como aqueles valores recebidos por terceiros, que são as gorjetas.

O que é uma remuneração fixa?

Por Remuneração Fixa entendemos os valores pagos a título de Salário Base, e, ainda os itens referentes a Política de Benefícios. Como Remuneração Variável enquadram-se os valores pagos à titulo de Participação nos Lucros - PLR; Bônus por Alcance de Resultados; Comissões; Participação Acionária, entre outros.

Quais são os exemplos de remuneração?

  • Além das gorjetas, são exemplos de remuneração as seguintes verbas: utilidades, taxa de serviços, gueltas, pontos, prêmios, gratificações desde que efetivamente pagas por terceiros e não diretamente pelo empregador. De outra forma, podemos dizer que a remuneração é o gênero e o salário é espécie pertencente ao gênero.

Qual é a remuneração variável?

  • A remuneração variável, como já diz o nome, é um tipo de remuneração que não é fixa e varia de acordo com aspectos determinados pela empresa ou gestor. Geralmente, ela está ligada ao desempenho de um colaborador e na sua capacidade de entregar resultados, podendo ele receber valores diferentes ao final do mês.

Qual é a remuneração do empregado?

  • O art. 457 da CLT menciona que compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber, as gratificações legais e as comissões, além dos adicionais devidos decorrentes da prestação de serviços como ...

Qual a diferença entre o salário e o salário?

  • Principais diferenças. A palavra salário deriva do latim salarium que deriva de salis, que significa sal, sim, aquele sal de cozinha. Isso porque os romanos utilizavam o sal como forma de pagamento aos domésticos e soldados, com o objetivo de permitir que comprassem comida.

Postagens relacionadas: