O que diz o livro de Neemias?

O que diz o livro de Neemias?
A obra procura mostrar a reconstrução da comunidade judaica, reunida em Jerusalém e centrada no culto e na lei. Sob o domínio persa, foi concedida aos judeus uma oportunidade para recuperar e preservar a sua identidade como povo: a tradição religiosa dos antepassados, que agora se transforma em lei.
Quem vem primeiro Esdras ou Neemias?
Esdras, portanto, teria chegado antes de Neemias, que teria chegado entre os anos 445-433 (Ne 2,1).
Qual a origem de Neemias?
Babilónia Neemias/Local de nascimento
Qual o tema de Neemias?
O Livro de Neemias põe o registro histórico da missão de Neemias num contexto teológico. Sob um ponto de vista político, seus atos foram o resultado do desejo persa de aumentar a segurança do Levante, e ampliar o controle do império sobre a região.
Qual a missão de Esdras?
- O objetivo da missão dele era ver como estava à condição espiritual do povo judeu. Com as ofertas ele teria que comprar animais e outros produtos para serem utilizados nos sacrifícios. Esdras tinha também autoridade para nomear magistrados e juízes que julgassem o povo além do rio Eufrates .
Será que o profeta Esdras foi quem escreveu esse livro?
- A tradição é que o profeta Esdras foi quem escreveu esse livro. É interessante notar que uma vez que Esdras entra em cena no capítulo 7, o autor do livro deixa de escrever na terceira pessoa e passa a escrever na primeira pessoa, dando credibilidade a Esdras como o provável autor.
Quais são as Esdras dos judeus?
- Esdras 1 Em cumprimento a uma profecia, o rei Ciro, da Pérsia, permite o retorno dos judeus, que viviam na Babilônia, para Jerusalém a fim de reconstruírem o templo. O primeiro grupo de judeus volta sob as ordens de Sesbazar (também conhecido como Zorobabel; ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Zorobabel” ).
Qual foi o retorno de Esdras para Jerusalém?
- Esdras 7–10 contém um relato do retorno de Esdras para Jerusalém por volta de 458 a.C. e seu empenho para ajudar os judeus que lá viviam a guardar o mandamento do Senhor de não se casar fora do convênio.