adplus-dvertising

O que é a teoria multicausal?

Índice

O que é a teoria multicausal?

O que é a teoria multicausal?

Assim, tendo o biológico como pano de fundo, a teoria multicausal diz que a doença é resultante de várias causas, que se ordenam dentro de três categorias: o agente, o hospedeiro (a pessoa doente), e o meio ambiente (físico, social e econômico).

Qual a diferença entre as teorias causal é multicausal?

Já na segunda metade do século 20, a Teoria Multicausal foi ganhando o espaço da Teoria Unicausal, que já não explicava mais algumas doenças como câncer, transtornos mentais e doenças cardiovasculares. Enquanto isso, a Multicausal defendia que as doenças eram causadas por diversos fatores que se relacionavam.

Em que se baseia a teoria da Multicausalidade?

As explicações tributárias da teoria da multicausalidade caracterizam-se por incluir aspectos relativos à organização da sociedade e à cultura entre fatores que contribuem para a produção das doenças, sem que constituam necessariamente determinantes do processo.

Quais as teorias explicativas do processo saúde-doença?

Neste vídeo será apresentada a discussão sobre as teorias explicativas do processo saúde-doença: Mágico-Religiosa, Unicausalidade, Multicausalidade e Determinação Social do Processo Saúde-Doença.

O que é a teoria da Unicausalidade?

[Antigo] Na medicina, referia-se à uma única causa para o aparecimento de uma doença ou epidemia. A teoria da unicausalidade foi refutada pelo avanço da ciência que afirma a existência de vários fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver uma doença.

O que é a teoria Miasmatica?

Segundo a teoria, as doenças teriam origem nos miasmas: o conjunto de odores fétidos provenientes de matéria orgânica em putrefação nos solos e lençóis freáticos contaminados. Atualmente a teoria miasmática é considerada obsoleta, ao ser consensual e aceite a teoria microbiana.

Quais as teorias da epidemiologia?

Especial atenção é dada às seguintes formulações: a eco-epidemiologia proposta por Mervin Susser, a teoria do capital social, a perspectiva do curso de vida, a teoria da produção social da doença e a teoria ecosocial elaborada por Nancy Krieger.

Quanto às causas do processo de adoecimento a Multicausalidade Refere-se A?

Quanto às causalidades do processo de adoecimento: Multicausalidade é o processo pelo qual as inúmeras presenças (Fatores, Agentes ou Determinantes), tendo acesso ao homem, interagem e podem provocar determinados agravos.

O que é processo de saúde e doença?

Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.

Postagens relacionadas: