O que pode ser considerado cobrança indevida?
Índice
- O que pode ser considerado cobrança indevida?
- Qual artigo fala sobre cobrança indevida?
- Como entrar com processo de cobrança indevida?
- Onde reclamar de cobrança abusiva?
- Qual o artigo 42 do Código de defesa do consumidor?
- Quais são as cobranças indevidas?
- Como solicitar a devolução em dobro de uma cobrança indevida?
- Quem deve devolver o que foi pago em excesso pelo consumidor?

O que pode ser considerado cobrança indevida?
Ouça em voz altaPausarCobrança indevida é qualquer débito enviado por uma empresa que não foi gerado pelo consumidor ou que já foi quitado anteriormente. É o que acontece quando um cliente recebe uma fatura com serviços que não contratou ou é cobrado insistentemente por uma dívida que já foi paga.
Qual artigo fala sobre cobrança indevida?
Ouça em voz altaPausarO Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
Como entrar com processo de cobrança indevida?
Ouça em voz altaPausarUma cobrança indevida que não for paga pelo consumidor e levar o seu nome aos cadastros de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, pode ser passível de indenização. Você deve entrar com ação no Juizado Especial Cível e pleitear reparação por danos materiais e morais.
Onde reclamar de cobrança abusiva?
Ouça em voz altaPausarO Procon e a Justiça são meios para solucionar tais problemas. Por outro lado, o consumidor deve honrar suas dívidas. Lembrando que o credor pode adotar outras medidas de cobrança, como a inclusão do nome do devedor no cadastro de proteção ao crédito – SPC, penhoras, entre outras ações.
Qual o artigo 42 do Código de defesa do consumidor?
- O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que a vítima dessa prática abusiva tem direito à devolução em dobro do que foi pago em excesso.
Quais são as cobranças indevidas?
- Cobranças indevidas, infelizmente, fazem parte do cotidiano do brasileiro, principalmente em serviços bancários e de telecomunicações. O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que a vítima dessa prática abusiva tem direito à devolução em dobro do que foi pago em excesso.
Como solicitar a devolução em dobro de uma cobrança indevida?
- A devolução em dobro de uma cobrança indevida pode ser solicitada diretamente à empresa. No entanto, os fornecedores tendem a recusar a devolução dobrada, então em muitos casos o consumidor precisa entrar na Justiça e comprovar a má fé para ter seu direito respeitado. Precisa de ajuda para resolver problemas de consumo?
Quem deve devolver o que foi pago em excesso pelo consumidor?
- Nesse caso, a empresa deve devolver apenas o que foi pago em excesso pelo consumidor. Porém, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é um dos órgãos máximos do Judiciário brasileiro, tem decidido que o consumidor só tem direito à restituição em dobro caso seja comprovado que houve má fé por parte da empresa que fez a cobrança.