adplus-dvertising

Qual é a história do Tangram?

Índice

Qual é a história do Tangram?

Qual é a história do Tangram?

O Tangram é um quebra-cabeça chinês, muito popular em vários lugares do mundo e jogado por pessoas de diversas faixas etárias. Acredita-se que o Tangram surgiu na China durante a dinastia Song (9 d.C.) e era um dos mais famosos “testes” utilizados para estudar a inteligência humana, durante a China antiga.

Quando o Tangram chegou ao Ocidente?

Os eruditos assumem que o Tangram começou no Oriente antes do séc. XVIII e então espalhou- se para o ocidente . Por volta de 1818, publicações sobre o Tangram apareceram nos Estados Unidos, Alemanha, Itália, França e Inglaterra.

Para que serve o jogo do Tangram?

Você sabe como usar o Tangram na matemática? Não há dúvidas que o jogo utiliza muito da ludicidade, mas além disso ele é muito importante para o ensino da matemática. Com ele é possível trabalhar conteúdos como perímetro, área, proporção, fração, razão, divisão, multiplicação, simetrias, semelhanças, entre outros.

O que é um Tangam?

tangram |téngrèm| [ Jogos ] Passatempo de origem chinesa, composto de sete peças (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo) que se montam como um puzzle para formar diversas figuras.

O que pode ser feito com o Tangram?

O tangram é um quebra-cabeça formado a partir de um quadrado que é decomposto em sete figuras geométricas, sendo elas cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Com o tangram é possível montar mais de 1.700 figuras, sendo ótimo para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade.

O que é um Tangram?

O Tangram é um quebra-cabeça geométrico originado do recorte de uma figura com a forma de um quadrado.

Qual a importância do Tangram no ensino da matemática?

O objetivo principal do Tangram é ensinar que um todo sempre é divisível em várias partes, que posteriormente podem ser reorganizadas em um outro todo diferente. Assim, a criança já está construindo a noção espacial e de divisão.

Quantos polígonos formam um Tangram?

Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação.

Quais habilidades o uso do tangram pode desenvolver nos alunos?

A adoção do tangram como instrumento de apoio às aulas de Matemática, permite aos alunos o desenvolvimento do raciocínio, da concentração, da coordenação motora e principalmente o aprendizado nos conteúdos propostos.

O que pode ser feito com o tangram?

O tangram é um quebra-cabeça formado a partir de um quadrado que é decomposto em sete figuras geométricas, sendo elas cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo. Com o tangram é possível montar mais de 1.700 figuras, sendo ótimo para o desenvolvimento do raciocínio e da criatividade.

Quais são as lendas sobre o surgimento do Tangram?

  • Existem várias lendas acerca do surgimento do Tangram e, dentre as histórias mais populares, estão as lendas: “O mensageiro e o Imperador” e “O discípulo e o mestre”. Que tal conhecer um pouquinho destas histórias? “Há cerca de 4000 atrás, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão.

Quais são os benefícios do Tangram?

  • Os benefícios do Tangram. Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”. Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças!

Qual é a quebra-cabeça do Tangram?

  • O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça chinês composto de sete peças, sendo elas: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. A Enciclopédia do Tangram estima que a partir das sete peças podem ser formadas cerca de cinco mil figuras.

Quais são os pontos positivos em se jogar o Tangram?

  • Existem diversos pontos positivos em se jogar o Tangram, entre os quais figura o desenvolvimento do lado esquerdo cérebro, parte responsável pela lógica e raciocínio, e também do lado direito, parte responsável pelas informações abstratas.

Postagens relacionadas: