adplus-dvertising

Como é o corpo dos equinodermos?

Índice

Como é o corpo dos equinodermos?

Como é o corpo dos equinodermos?

Os equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. O seu corpo é organizado, geralmente, em cinco partes simétricas que se distribuem na forma dos raios de uma circunferência.

Qual é a excreção dos equinodermos?

A excreta liberada pelos equinodermos é na forma de amônia que é enviada para o meio externo através das pápulas e dos pés ambulacrais por difusão. Os equinodermos podem realizam as trocas gasosas através de brânquias primitivas localizadas próximas a boca desses organismos.

Como os equinodermos podem ser classificados?

Os equinodermos podem ser classificados em cinco classes distintas: - Classe Asteroidea – Exemplo: Estrelas-do-mar. - Classe Echinoidea - Exemplos: Ouriço-do-mar e bolachas-da-praia. - Classe Ophiuroidea - Exemplo: Serpentes-do-mar.

Qual é o tipo de divisão do corpo dos equinodermos?

Resposta: Apresentam simetria radial, geralmente com o corpo podendo ser dividido em porções semelhantes em quantidade de cinco ou múltiplo de cinco. Devido a essa possível divisão, a simetria dos equinodermos é chamada penta radial. Dessas placas, partem os espinhos que se projetam para fora do corpo desses animais.

Qual é uma das principais características do corpo dos equinodermos?

Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.

Como reconhecer um equinodermo?

A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.

Qual é a característica que aproxima os equinodermos dos cordados?

Os equinodermos destacam-se ainda por serem um grupo deuterostômio. Nesses animais, portanto, durante seu desenvolvimento embrionário, o blastóporo dá origem ao ânus. Essa característica torna o filo dos equinodermos mais relacionado com o filo dos cordados do que os outros filos de invertebrados.

Quais são as características dos equinodermos dê exemplos?

São animais marinhos, de vida livre, exceto pelos crinoides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também contém sua exceção: as plumas-do-mar, que se locomovem pelos cínus. Como exemplo, podem ser citados os equinodermos: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar.

Qual a estrutura típica dos equinodermos e suas principais características?

Resposta: Os equinodermos têm, as vezes, o corpo dotado de espinhos, daí o nome: echinos = espinho e derma = pele (em gego). 2) Qual a estrutura típica dos equinodermos? Resposta: O sistema ambulacrário. ... O tubo digestório dos equinodermos é completo, isto é, alguns possui boca, intestinos e ânus.

Quais são as características dos equinodermos?

  • Características dos Equinodermos Representantes: Estrelas-do-mar, Bolachas-da-praia, Lírios-do-mar, Serpentes-do-mar. Apresentam três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderme. Blastóporo da gástrula origina o ânus, enquanto a boca surgirá de outra cavidade do embrião, característica compartilhada com os cordados.

Como ocorre a reprodução dos equinodermos?

  • A reprodução é sexuada. Os equinodermos são, em sua maioria, animais dióicos. A fecundação externa ocorre através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água. Os zigotos formados geram larvas, que nadam durante algum tempo, fixando-se a um substrato e, por meio de metamorfose, originam os adultos.

Qual é o esqueleto dos equinodermos?

  • Seus corpos são revestidos por uma epiderme muito fina que recobre espinhos calcários. O esqueleto dos equinodermos tem origem mesodérmica e é interno, constituindo um endoesqueleto, que varia de uma espécie para outra.

Por que os equinodermos são revestidos?

  • Externamente os equinodermos são revestidos por uma epiderme simples. Essa epiderme está situada sobre o endoesqueleto e os espinhos do animal, que tornam algumas regiões de sua pele mais proeminentes. Alguns equinodermos podem ter substâncias tóxicas cobrindo os espinhos, utilizadas na defesa do animal.

Postagens relacionadas: