O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?
Índice
- O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?
- Quais as atribuições de um coordenador pedagógico?
- Quem são os profissionais que atuam na escola Segundo a LDB *?
- Quem são os profissionais que atuam na educação?
- Quais os desafios do coordenador pedagógico?
- Por que é preciso ser um coordenador pedagógico?
- Qual a importância do coordenador pedagógico na administração escolar brasileira?
- Quais são as expectativas de atuação do coordenador pedagógico?

O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), as atribuições do coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática.
Quais as atribuições de um coordenador pedagógico?
Em suma, algumas atribuições do coordenador pedagógico são:
- Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos;
- Valorizar e garantir a participação ativa dos professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;
Quem são os profissionais que atuam na escola Segundo a LDB *?
A LDB sabiamente chamam de profissionais da educação escolar todos aqueles docentes que ministram na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior. FORMAÇÃO DOCENTE - Uma das inovações introduzidas pela Lei 9.394/96 foi o tratamento dado aos docentes e especialistas da educação básica.
Quem são os profissionais que atuam na educação?
O Dia Nacional dos Profissionais da Educação, comemorado neste domingo, 6, é uma forma de reconhecimento a professores, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores e dirigentes regionais, entre outros que se dedicam à formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos em todo o país.
Quais os desafios do coordenador pedagógico?
- Os desafios do coordenador pedagógico não estão apenas no seu principal ambiente de trabalho que é a escola. Muito outros fatores contribuem, ou melhor, dificultam o papel deste profissional do magistério em suas atribuições na gestão da aprendizagem escolar.
Por que é preciso ser um coordenador pedagógico?
- De maneira bastante simplificada, a função orgânica de um coordenador pedagógico é a de estabelecer e gerir uma relação harmônica entre família, alunos, diretor (es) e professores, de maneira que todos estejam engajados em sempre oferecer um ensino de qualidade. O que é preciso para ser um coordenador pedagógico?
Qual a importância do coordenador pedagógico na administração escolar brasileira?
- Muitos teóricos que discutem sobre a invenção do coordenador pedagógico na Administração Escolar brasileira distinguem em dois momentos históricos diferentes, antes da Constituição brasileira de 1988 e depois dela, a compreensão do Estado sobre a função e as atribuições desse agente da educação ainda em crise de identidade profissional.
Quais são as expectativas de atuação do coordenador pedagógico?
- Confidente, psicólogo, conselheiro. É muito comum que sejam essas as expectativas de atuação do coordenador pedagógico.