Quais as características dos peixes Osteictes?
Índice
- Quais as características dos peixes Osteictes?
- Qual característica não faz parte dos condrictes?
- O que é respiração por brânquias?
- Como é a pele do corpo dos peixes cartilaginosos?
- Quais são os peixes cartilaginosos?
- Como ocorre a respiração nos peixes?
- Quais as alternativas de água na respiração dos peixes?
- Como funcionam os peixes pulmonados?

Quais as características dos peixes Osteictes?
Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.
Qual característica não faz parte dos condrictes?
Esses animais não possuem opérculo (placa que protege as brânquias), estando essa estrutura presente apenas nos peixes ósseos.
O que é respiração por brânquias?
Nas brânquias, o oxigênio presente na água passa pelos capilares sanguíneos presentes nas lamelas. A respiração branquial ocorre em diferentes animais, como os peixes. É importante destacar que nem todos os peixes apresentam exclusivamente respiração branquial.
Como é a pele do corpo dos peixes cartilaginosos?
A pele é rija e está coberta com escamas semelhantes a dentes (são compostas por uma placa de dentina na derme, revestida por esmalte) com um espinho orientado para trás, bem como numerosas glândulas mucosas. Este revestimento confere à pele uma textura de lixa, o que torna o animal mais hidrodinâmico.
Quais são os peixes cartilaginosos?
- Condrictes: Os Peixes Cartilaginosos Os tubarões, raias e quimeras (peixes de águas profundas, também chamados de peixes-rato) desta classe (do grego chondros = cartilagem + ichthys = peixe) são os vertebrados vivos mais primitivos com vértebras completas e separadas, mandíbulas móveis e barbatanas pares.
Como ocorre a respiração nos peixes?
- Para que a respiração ocorra nos peixes, é necessário que a água entre pela boca e saia pelas brânquias, obedecendo a um fluxo unidirecional. Inicialmente a água entra na cavidade bucal e segue em direção aos filamentos branquiais.
Quais as alternativas de água na respiração dos peixes?
- Analise as alternativas seguintes e marque aquela que indica corretamente o local de entrada e saída da água na respiração dos peixes. a) A água entra pela boca e sai pelas brânquias. b) A água entra pelas narinas e sai pelas brânquias. c) A água entra pela boca, passa pelas brânquias e sai pelas narinas.
Como funcionam os peixes pulmonados?
- Ao nadar, deixam boca semiaberta, fazendo com que a água entre através dela, passe pelo organismo e saia diretamente pelas fendas brânquias, oxigenando o sangue. Os peixes pulmonados, também conhecidos por Dipnoi, vivem exclusivamente em rios de água doce.