Qual é o conceito de fenomenologia?
Índice
- Qual é o conceito de fenomenologia?
- Quais as principais características da fenomenologia?
- O que é análise fenomenológica?
- O que é a corrente fenomenológica?
- Como se formou a fenomenologia?
- Qual a diferença entre fenomenologia e psicologia?
- Quais são os objetos da fenomenologia?
- Quais são as linhas de fenomenologia?

Qual é o conceito de fenomenologia?
Ouça em voz altaPausarFenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.
Quais as principais características da fenomenologia?
Ouça em voz altaPausarO conceito básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade. Esta intencionalidade é da consciência que sempre está dirigida a um objeto. A fenomenologia estuda o universal, é válida para todos os sujeitos, tem como dado à essência do fenômeno. ...
O que é análise fenomenológica?
Ouça em voz altaPausarTrata-se de um estudo de caráter teórico-metodológico, que aborda os pilares de uma proposta recente de compreensão fenomenológica, sistematizada a partir da aproximação com aportes da hermenêutica e da idiografia.
O que é a corrente fenomenológica?
Ouça em voz altaPausarA fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. Nessa perspectiva, todo conhecimento se dá a partir de como a consciência interpreta os fenômenos. ... Para ele, o mundo só pode ser compreendido a partir da forma como se manifesta, ou seja, como aparece para a consciência humana.
Como se formou a fenomenologia?
- A fenomenologia se formou a partir de um novo olhar sobre os fenômenos, os quais não passaram a não ser mais vistos como meros entes materiais. Nela, eles se apresentam divididos entre aparência e existência. A fenomenologia busca o retorno à coisa mesma, porque a existência de algo não está separada da forma da sua percepção.
Qual a diferença entre fenomenologia e psicologia?
- No entanto, Husserl (XAUSA, 1988) estabelece uma diferença entre a psicologia e fenomenologia: a primeira seria uma ciência de fatos, em oposição à segunda, voltada para as essências. Ao aplicar o método fenomenológico na psicologia alcança-se a pessoa humana.
Quais são os objetos da fenomenologia?
- Os objetos da Fenomenologia são dados imediatos apreendidos em intuição pura, na nossa lida cotidiana com as coisas, com o propósito de descobrir estruturas existenciais dos atos (noesis) e as entidades que correspondem a elas (noema).
Quais são as linhas de fenomenologia?
- A fenomenologia tende a se especificar em linhas de pesquisa, em geral encabeçadas por um grande autor. Entre elas, destacam-se: Fenomenologia transcendental: estuda como os objetos são constituídos na nossa consciência, colocando de lado toda e qualquer questão ligada ao mundo natural ao nosso redor.