O que estabelece a CLT em relação a faltas e atrasos?
Índice
- O que estabelece a CLT em relação a faltas e atrasos?
- Quanto tempo o trabalhador pode atrasar?
- O que é considerado atraso no trabalho?
- Como é feito o desconto por atraso?
- O que fazer com funcionário que só chega atrasado?
- Quando o funcionário chega atrasado posso mandar voltar?
- Pode ser mandado embora por justa causa por atraso?
- Por que faltas e atrasos são comuns?
- Qual o regulamento da CLT?
- Qual a prevalência da CLT?
- Por que faltam ou chegam atrasados frequentemente?

O que estabelece a CLT em relação a faltas e atrasos?
O que a CLT diz sobre faltas e atrasos: 58 da CLT, estabelece que: Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
Quanto tempo o trabalhador pode atrasar?
Na prática a CLT garante que o trabalhador possui um limite máximo de 10 minutos diários de tolerância em caso de atraso, 5 minutos no início do expediente e 5 minutos durante as pausas ou ao final do mesmo. Se esse valor diário for ultrapassado, a empresa tem o direito de descontar todo o tempo excedido.
O que é considerado atraso no trabalho?
O que são considerados atrasos no trabalho? Os atrasos no trabalho ocorrem quando a jornada inicia em horário diferente do que o estipulado, em que o profissional não bate o ponto no tempo correto. Entretanto, há um limite de tolerância de 10 minutos diários, contados na chegada e na saída dos colaboradores.
Como é feito o desconto por atraso?
Cálculo de atraso: Para calcular as horas faltas/atrasos, multiplicamos o valor do salário hora pela quantidade de horas que iremos descontar: R$ 6,82 multiplicado por 2 horas = R$ 13,64.
O que fazer com funcionário que só chega atrasado?
Caso o atraso seja maior do que 10 minutos, o atraso não tenha uma justificativa plausível, ou seja um atraso repetido, a empresa deve dar uma advertência verbal ao funcionário e fazer o desconto proporcional do salário e do DSR do funcionário na semana pelos atrasos acumulados.
Quando o funcionário chega atrasado posso mandar voltar?
O empregado que chega atrasado não pode ser mandado para casa. ... Desta maneira, sendo o atraso inferior a cinco minutos ou não (podendo ser de horas), o empregado não pode ser mandado para casa como forma de punição. “Caso o trabalhador seja mandado de volta pra casa, ela pode procurar o sindicato e denunciar tal abuso.
Pode ser mandado embora por justa causa por atraso?
Sim. A demissão por justa causa que contempla os atrasos excessivos é conhecida como desídia e está prevista no Art. 482 da CLT.
Por que faltas e atrasos são comuns?
- Faltas e atrasos são comuns em todas as empresas, diariamente milhares de imprevistos acontecem e fazem parte de nosso cotidiano. Todos já tivemos colegas de trabalho ou funcionários que faltam ou chegam atrasados frequentemente, sem apresentar nenhuma justificativa.
Qual o regulamento da CLT?
- Este artigo da CLT regulamenta algumas questões como: horas trabalhas por dia, computação ou não do intervalo de tempo que o funcionário leva de sua casa até o trabalho, regime de trabalho em tempo parcial e outras. Mas vamos nos ater a um outro assunto que também é regulamentado pela Lei e que também consta neste Art 58 CLT.
Qual a prevalência da CLT?
- No documento, estão presentes regras que têm prevalência sobre a CLT e que podem apresentar novas situações ou determinações específicas para a categoria no que diz respeito às faltas justificadas. O regimento interno da empresa também pode definir situações que são passíveis de abono em caso de ausência do trabalhador.
Por que faltam ou chegam atrasados frequentemente?
- Todos já tivemos colegas de trabalho ou funcionários que faltam ou chegam atrasados frequentemente, sem apresentar nenhuma justificativa. Isto ocorre por diversos motivos, como falta de motivação, negligência do funcionário ou até mesmo para provocar uma demissão sem justa causa por parte do empregador.