Quais são as miofibrilas?
Índice
- Quais são as miofibrilas?
- Qual a principal característica do músculo voluntário?
- Qual a composição dos filamentos de miosina?
- O que são miofibrilas e qual sua função?
- Como são formadas as miofibrilas?
- Quais são as características dos músculos?
- Quais são as funções dos filamentos de actina?
- Como ocorre o movimento entre dois tipos de filamentos?
- Quais os tipos de filamentos protéicos?
- Quais são as patologias associadas aos filamentos intermediários?

Quais são as miofibrilas?
As miofibrilas dos músculos estriados contêm quatro proteínas principais: miosina, actina, tropomiosina e troponina. Os filamentos grossos são formados de miosina e as outras 3 proteínas são encontradas nos filamentos finos. O estímulo para contração muscular é um impulso nervoso através de um nervo.
Qual a principal característica do músculo voluntário?
Os músculos voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.
Qual a composição dos filamentos de miosina?
Os filamentos finos são complexos constituídos principalmente por actina f, tropomiosina e o complexo Troponina (TnI,TnC,TnT).
O que são miofibrilas e qual sua função?
As miofibrilhas são organelos tubulares dispostos em feixes longitudinais que preenchem quase totalmente o citoplasma das células musculares, em contacto com as extremidades do sarcolema (a membrana celular destas células) e são responsáveis pela sua contratibilidade.
Como são formadas as miofibrilas?
As miofibrilas são compostas por pequenas unidades chamadas sarcômeros, os quais são constituídos por filamentos finos e grossos que se interdigitam (RAWN, 1989). O sarcoplasma de uma fibra muscular corresponde ao citoplasma de outras células e pode ser definido como o conteúdo do sarcolema, excluindo os núcleos.
Quais são as características dos músculos?
O tecido muscular relaciona-se com a locomoção e outros movimentos do corpo. Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal.
Quais são as funções dos filamentos de actina?
- Funções dos filamentos de actina Além de suporte esquelético, como no caso das microvilosidades, os microfilamentos também estão envolvidos em uma série de movimentos celulares. A contração da célula muscular constitui, certamente, o exemplo mais característico de movimento devido à ação de microfilamentos (Fig. 15).
Como ocorre o movimento entre dois tipos de filamentos?
- Este tipo de movimento é ocasionado por uma interação específica e reversível entre dois tipos de filamentos, com um consumo simultâneo de ATP.
Quais os tipos de filamentos protéicos?
- Toda a célula muscular contém filamentos protéicos contráteis de dois tipos: actina e miosina. Esses miofilamentos (ou miofibrilas) são diferenciados um do outro pelo peso molecular, maior no filamento de miosina. Ao microscópio eletrônico, a actina aparece sob a forma de filamentos finos, enquanto a miosina é representada por filamentos grossos.
Quais são as patologias associadas aos filamentos intermediários?
- Existem mais de 30 patologias associadas a mutações em genes que codificam para proteínas que constituem os filamentos intermediários. Faça uma pesquisa e descubra quais são as consequências do comprometimento funcional destas proteínas.