adplus-dvertising

Como é a reprodução dos bivalves?

Índice

Como é a reprodução dos bivalves?

Como é a reprodução dos bivalves?

O macho e a fêmea dos bivalves são separados, havendo diferença em seu aparelho sexual. Todavia, esses animais realizam a reprodução de forma um pouco peculiar: no caso, o macho deposita o gameta na água e, assim, esse gameta vai andando até fecundar o óvulo fêmea, que também está solto na água.

Como os moluscos bivalves se reproduzem?

2 Reprodução em bivalvesBivalves reproduzem sexualmente, possuindo gônadas que produzem os 2 tipos de gametas. A grande maioria não possui dimorfismo sexual externo (não gonocóricos) e tem fecundação externa.  Dividem-se em 2 grupos:  Dióicos ou unissexuais:  Indivíduos que possuem sexos separados.

Quanto à reprodução dos bivalves é correto afirmar que?

A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.

Como os bivalves se enterra?

Bivalves são comprimidos lateralmente e possuem um concha composta por duas valvas que se articulam dorsalmente e envolvem todo o corpo do animal. O pé tem a forma de uma lâmina e é utilizado sobretudo para o animal se enterrar.

Como se alimenta um bivalve típico e como ele se enterra?

Os bivalves são filtradores, se alimentam de partículas suspensas na água que entram pelo sifão e são direcionadas por cílios às brânquias para que a filtração seja feita. Após a filtração as partículas são direcionadas para os palpos labiais que as transportam para a boca.

Que larvas são comuns nos bivalves?

Estas superfamílias foram agrupadas somente pelo tipo de larva que apresentam: os Unionoidea apresentam uma larva tipo gloquídio e a os Etherioidea apresentam larva tipo lasídio (Parodiz e Bonetto, 1963).

Como ocorre a reprodução do caramujo?

Os caramujos são moluscos hermafroditas, mas a sua reprodução é cruzada, ou seja, mesmo tendo os dois sexos, eles precisam de outro para acasalar. Se tornam adultos em até 5 meses, depositando ovos 4 vezes em toda sua vida com até 600 ovos.

Como um bivalve se alimenta e se enterra?

Alimentação. Os bivalves são filtradores, se alimentam de partículas suspensas na água que entram pelo sifão e são direcionadas por cílios às brânquias para que a filtração seja feita. Após a filtração as partículas são direcionadas para os palpos labiais que as transportam para a boca.

Quais são as subclasses de bivalves?

  • A separação das diferentes subclasses faz-se pelo tipo e estrutura das brânquias nos organismos vivos, e pelas características das valvas nos bivalves fósseis. O mexilhão, a amêijoa e a conquilha são exemplos populares de bivalves que servem como alimento ao Homem.

Quais são os bivalves de água doce?

  • Os bivalves de água doce geralmente têm fertilização interna. Os óvulos vão para os poros das brânquias onde são fertilizados. A larva desse processo se fixam em peixes vivendo como parasitas. Os bivalves é composta por cinco ordens. Nuculida, Solemyida, Paleoheterodonta, Venroida e Myoida.

Quais espécies vivem junto ao fundo?

  • A maioria das espécies é bentónica e vive junto ao fundo. Alguns bivalves são organismos sésseis que se fixam ao substrato através do bisso, uma segregação fibrosa, enquanto que outras espécies vivem enterradas nos fundos arenosos.

Postagens relacionadas: