O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo?
Índice
- O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo?
- O que é uma teoria do currículo Quais são as principais teorias do currículo o que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo E o que distingue as teorias críticas do currículo das teorias pós-críticas?
- Quais são as teorias críticas do currículo?
- Quais são as teorias tradicionais do currículo?
- Quando falamos em teorias pós-críticas estamos falamos em diversas teorias que não se opõem que são?
- O que é teoria do currículo para Tomaz Tadeu?
- Quais são as teorias críticas da educação?
- Quais são as teorias pós-críticas?
- Quais são as teorias tradicionais do currículo?
- Quando surgiram as teorias curriculares?
- Qual a influência das teorias curriculares?
- Quais são as teorias tradicionais?

O que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo?
Ouça em voz altaPausarAs teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: "teorias" neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.
O que é uma teoria do currículo Quais são as principais teorias do currículo o que distingue as teorias tradicionais das teorias críticas do currículo E o que distingue as teorias críticas do currículo das teorias pós-críticas?
Ouça em voz altaPausarAs teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. ... Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.
Quais são as teorias críticas do currículo?
Ouça em voz altaPausarAs teorias tradicionais se concentram, pois, nas formas de organização e elaboração do currículo. ... As teorias críticas são teorias da desconfiança, questionamento e transformação radical. (SILVA, 2002, p.
Quais são as teorias tradicionais do currículo?
Ouça em voz altaPausarAs teorias tradicionais de currículo são baseadas em modelos tradicionais cuja discussão não visam problematizar as instituições de ensino, tampouco os processos de configuração da Page 5 vida social na sua relação com a construção do currículo e do processo de ensino-aprendizagem.
Quando falamos em teorias pós-críticas estamos falamos em diversas teorias que não se opõem que são?
Ouça em voz altaPausarEm contraste com as teorias críticas, as teorias pós- críticas não limitam a análise do poder ao campo das relações económicas do capitalismo. Com as teorias pós-críticas, o mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade (SILVA, p. 148-149).
O que é teoria do currículo para Tomaz Tadeu?
Ouça em voz altaPausarEssa concepção converge com a de Tomaz Tadeu da Silva (2005, p. 15): O currículo é sempre resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir , precisamente o currículo.
Quais são as teorias críticas da educação?
Ouça em voz altaPausarSegundo Nobre (2014), a Teoria Crítica enfrenta a discussão epistemológica, a des- peito da suposta separação entre teoria (conhecimento) e prática (ação social) à luz de dois princípios fundamentais: o comportamento crítico e a orientação para a emancipação.
Quais são as teorias pós-críticas?
Ouça em voz altaPausarNo campo do currículo, a expressão teorias pós-críticas é utilizada para se referir às teorias que questionam os pressupostos das teorias críticas, marcadas pelas influências do marxismo, da Escola de Frankfurt e em alguma medida da fenomenologia, discussões em que as conexões entre currículo, poder e ideologia são ...
Quais são as teorias tradicionais do currículo?
- Teorias tradicionais do currículo As teorias curriculares tradicionais, também chamadas de teorias técnicas , foram promovidas na primeira metade do século XX, sobretudo por John Franklin Bobbitt, que associava as disciplinas curriculares a uma questão puramente mecânica.
Quando surgiram as teorias curriculares?
- As práticas curriculares, nesse sentido, eram vistas como um espaço de defesa das lutas no campo cultural e social. Já as teorias curriculares pós-críticas emergiram a partir das décadas de 19, partindo dos princípios da fenomenologia, do pós-estruturalismo e dos ideais multiculturais.
Qual a influência das teorias curriculares?
- As teorias curriculares críticas basearam o seu plano teórico nas concepções marxistas e também nos ideários da chamada Teoria Crítica, vinculada a autores da Escola de Frankfurt, notadamente Max Horkheimer e Theodor Adorno. Outra influência importante foi composta pelos autores da chamada Nova Sociologia da Educação, tais como Pierre ...
Quais são as teorias tradicionais?
- Teorias Tradicionais:(enfatizam) ensino - aprendizagem-avaliação – metodologia- didática-organização – planejamento- eficiência- objetivos. Teorias Críticas:(enfatizam) ideologia- reprodução cultural e social- poder- classe social- capitalismo- relações sociais de produção- conscientização- emancipação- currículo oculto- resistência. 4