adplus-dvertising

Como é a rigidez do tecido cartilaginoso?

Índice

Como é a rigidez do tecido cartilaginoso?

Como é a rigidez do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso tem uma consistência rígida e apresenta as funções de sustentação de tecidos moles, revestimento das articulações, entre outras. É classificado em três tipos: cartilagem hialina, elástica e fibrosa.

Como é a rigidez do tecido cartilaginoso quais suas funções *?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.

Qual a classificação do tecido cartilaginoso?

Podemos classificar o tecido cartilaginoso em três tipos básicos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.

Que substância molécula é fundamental para manter a rigidez do tecido cartilaginoso?

hialuronato). Estas moléculas são as principais responsáveis pela rigidez deste tecido e pela sua consistência característica.

Quais são as partes do corpo que tem cartilagem?

O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.

O que é a cartilagem fibrosa?

A cartilagem fibrosa, ou fibrocartilagem, é uma combinação de tecido conjuntivo denso e de cartilagem hialina. A matriz extracelular da fibrocartilagem contém quantidades significativas de colágeno do tipo I (característico da matriz do tecido conjuntivo) e de colágeno do tipo II (característico da cartilagem hialina).

Qual a função dos Condroblastos e condrócitos?

Os condroblastos são células jovens com alta capacidade de síntese dos elementos da matriz. Os condrócitos são células maduras com diminuição de sua atividade metabólica, responsáveis pela manutenção da matriz e pelo controle metabólico da cartilagem na qual se encontram.

O que é cartilagem e qual sua função?

A cartilagem apresenta uma consistência firme, sem ser tão rígida quanto o tecido ósseo. Ela tem a função de sustentação e promove o revestimento das superfícies articulares, facilitando os movimentos, sendo de fundamental importância para o crescimento dos ossos longos.

Quais as células que constituem o tecido cartilaginoso?

Esse tecido apresenta as seguintes células: condroblasto, condrócito, fibroblasto e células condrogênicas. A matriz é feita de colágeno (ou colágeno com elastina), que fornece flexibilidade, associado com proteoglicanos, ácido hialurônico, glicoproteínas e água de solvatação que dão força.

Quais são as principais células encontradas na cartilagem?

A principal célula desse tecido é chamada de condrócito, uma célula ovoide, com poucas organelas na fase adulta e rica em lipídios no citoplasma. Os condrócitos ficam localizados em lacunas denominadas de condroplastos e, portanto, ficam aprisionados na matriz.

Quais são as características do tecido cartilaginoso?

  • A cartilagem pode ser encontrada em diversas partes do corpo, tais como nariz, orelhas e discos intervertebrais. → Principais características do tecido cartilaginoso O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresenta células distribuídas na matriz cartilaginosa.

Qual o tipo de cartilagem?

  • O tecido cartilaginoso tem uma consistência rígida e apresenta as funções de sustentação de tecidos moles, revestimento das articulações, entre outras. É classificado em três tipos: cartilagem hialina, elástica e fibrosa.

Como é a cartilagem elástica?

  • Cartilagem Elástica: Cartilagem leve e flexível que apresenta grande quantidade de fibras elásticas (elastina) e baixa quantidade de colágeno. É encontrada nos ouvidos, epiglote e laringe. Muitas doenças estão associadas ao desgaste da cartilagem. Como exemplos temos a artrose, a osteoartrose e a osteoartrite.

Qual a causa do desgaste da cartilagem?

  • Muitas doenças estão associadas ao desgaste da cartilagem. Como exemplos temos a artrose, a osteoartrose e a osteoartrite. Essa última é a doença reumática mais comum, provocada pela lesão da cartilagem articular, que altera sua espessura. Observe que uma vez que a cartilagem não possui nervos, não causa dores.

Postagens relacionadas: