O que causa excesso de melanina na pele?

O que causa excesso de melanina na pele?
A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns factores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.
Quem tem mais melanina?
A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.
Qual é o tipo de melanina?
- A melanina é um tipo de ácido que se encontra em nossas células e que desenvolve o pigmento que determina o nosso tipo de pele: branca-loira, morena-média ou negra-escura.
Como estimular a produção de melanina?
- Se quer mesmo saber como estimular a produção de melanina, os suplementos alimentares são uma boa opção. Devem ser ricos nas vitaminas A, E, B e D, bem como em L-Tirosina e ginkgo biloba. No entanto, antes de iniciar o tratamento, deve consultar um médico ou farmacêutico para garantir que está a fazer uma escolha informada e adequada à sua saúde.
Qual a substância mais proibida para a melanina?
- Uma substância de conhecimento popular quando o o objetivo é diminuir a melanina por manchas na pele ou hiperpigmentação é a hidroquinona. Ao hesitar o uso da hidroquinona, entretanto, é fundamental estar consciente que essa é uma substância proibida na Europa e no Brasil só pode ter uma concentração máxima de 4% nos produtos.
Como evitar a produção de melanina na pele?
- Esta dica é bastante óbvia mas convém relembrar: a produção de melanina aumenta quando a pele está exposta ao sol. Contudo, deve evitar as horas de maior calor, uma vez que os raios UV demasiado intensos podem ser prejudiciais. Não se esqueça de utilizar um bom protetor solar para evitar os escaldões. De certeza que já ouviu esta dica.