Qual a diferença entre uma transformação isotérmica Isobárica e isocórica?
Índice
- Qual a diferença entre uma transformação isotérmica Isobárica e isocórica?
- O que são as transformações isométricas Isovolumétricas ou Isocóricas quem as desenvolveu?
- Quais são os 3 tipos de transformações gasosas?
- O que é uma transformação isotérmica isobárica Isocórica adiabática é cíclica?
- O que significa dizer que um gás sofreu uma transformação isotérmica?
- Qual a fórmula da transformação Isocórica?
- O que é isobárica e Isotermica?
- Quais os tipos de transformações gasosas de um exemplo de cada?
- Quais são as transformações isotérmicas?
- Quem foram os cientistas que estudaram a transformação isobárica?
- Qual a origem da palavra isotérmica?
- Quando ocorrem as transformações gasosas?

Qual a diferença entre uma transformação isotérmica Isobárica e isocórica?
Os tipos são: Transformação isobárica: mudança com pressão constante; Transformação isotérmica: mudança com temperatura constante; Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.
O que são as transformações isométricas Isovolumétricas ou Isocóricas quem as desenvolveu?
O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante. Dois cientistas franceses, Jacques Alexandre César Charles e Joseph Louis Gay-Lussac, estudaram como diversos gases se comportam quando a pressão e a temperatura variam.
Quais são os 3 tipos de transformações gasosas?
As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica. Existem três grandezas que definem o comportamento ou o estado dos gases, que são a pressão, o volume e a temperatura. Elas são chamadas de variáveis de estado dos gases.
O que é uma transformação isotérmica isobárica Isocórica adiabática é cíclica?
I – Transformações isotérmicas são aquelas em que a temperatura do gás é mantida constante. II – Transformações adiabáticas envolvem trocas de calor entre o gás e o meio externo. III – Transformação isocórica é aquela em que a pressão do gás é mantida constante.
O que significa dizer que um gás sofreu uma transformação isotérmica?
Um gás sofre transformação isotérmica quando tem sua pressão e volume alterados, mas sua temperatura é mantida constante. ... Quando uma ou mais dessas variáveis sofre alteração, ocorre uma transformação gasosa, que pode ser classificada como isotérmica, isovolumétrica ou isobárica.
Qual a fórmula da transformação Isocórica?
P/T = constante Observe que a pressão acompanha o aumento da temperatura de forma que a relação P/T permanece constante, isso quer dizer que pressão e temperatura são grandezas diretamente proporcionais. Portanto, o gráfico que descreve transformações isocóricas é do tipo linear.
O que é isobárica e Isotermica?
Transformação isotérmica – qualquer expansão ou contração lenta de um gás que ocorra em uma temperatura constante. Transformação isobárica – resfriamento do gás contido em uma bexiga colocada para esfriar num refrigerador.
Quais os tipos de transformações gasosas de um exemplo de cada?
Um bom exemplo que pode ser tomado é o de uma bexiga cheia de ar. Quando a temperatura do gás dentro da bexiga aumenta, seu volume também aumenta. ... O gás no interior dos balões de ar quente aumenta de volume e de temperatura, mas sua pressão permanece constante.
Quais são as transformações isotérmicas?
- Vejamos o nome dado para cada uma dessas transformações e quais são as leis que as relacionam: (1) Transformação isotérmica: Essa palavra vem do grego iso, que significa “igual”, e thermo, que significa “calor”, ou seja, essa é uma transformação gasosa que ocorre com a temperatura constante, enquanto as outras variáveis (pressão e volume) variam.
Quem foram os cientistas que estudaram a transformação isobárica?
- Os cientistas que estudaram a transformação isobárica foram Joseph Louis Gay-Lussac e Jacques Alexandre César Charles. Por isso, as observações deles foram enunciadas em uma lei chamada de primeira lei de Charles e Gay-Lussac , que diz o seguinte:
Qual a origem da palavra isotérmica?
- A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda. O primeiro cientista que estudou esse tipo de transformação gasosa foi o físico e naturalista inglês Robert Boyle (1627-1691), no ano de 1662.
Quando ocorrem as transformações gasosas?
- Existem três tipos de transformações gasosas, que ocorrem quando ( 1) a temperatura permanece constante, (2) quando a pressão permanece constante e (3) quando o volume permanece constante. Vejamos o nome dado para cada uma dessas transformações e quais são as leis que as relacionam: