O que é uma guerra justa?
Índice
- O que é uma guerra justa?
- Quem participou da guerra justa?
- Para que uma guerra seja justa e necessária uma causa justa?
- Quando a causa é justa a guerra e Santa?
- O que foram as guerras justas contra os índios?
- O que foi a Guerra Justa no período colonial?
- Como eram as guerras indígenas?
- Quais podem ser a causa de uma guerra justa?
- Porque o nome guerra justa?

O que é uma guerra justa?
A doutrina da guerra justa (em latim Bellum iustum ou jus ad bellum) é um modelo de pensamento e um conjunto de regras de conduta que define em quais condições a guerra é uma ação moralmente aceitável. A doutrina se refere mais particularmente à guerra preventiva e a noção de prova do casus belli tem pouca relevância.
Quem participou da guerra justa?
A Teoria da Guerra Justa tem suas origens no pensamento de Cicero, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Hugo Grotius. Para Santo Agostinho ou Agostinho de Hipona, como preferem alguns, a guerra é uma extensão do ato de governar, sem que com isto todas as guerras se justifiquem moralmente.
Para que uma guerra seja justa e necessária uma causa justa?
Para uma guerra ser considerada justa, alguns órgãos de justiça, como a ONU2, considera que uma guerra seja julgada justa dependerá: 1) da autoridade legítima; 2) da reta intenção (seguir as regras previstas), 3) dos motivos justos: religiosos ou éticos políticos.
Quando a causa é justa a guerra e Santa?
A tese é que para Santo Agostinho a guerra é justa quando feita para assegurar a ordem e a paz conforme a normatividade da cidade de Deus.
O que foram as guerras justas contra os índios?
Segundo a lei de 1570, "guerras justas" eram aquelas autorizadas pela Coroa ou pelos governadores ou as travadas em legítima defesa contra os ataques indígenas. A lei de 11 de novembro de 1595 estabelecia que as "guerras justas" somente seriam feitas por ordem do rei.
O que foi a Guerra Justa no período colonial?
Conforme a lei, o índio somente poderia ser escravizado em situações de “Guerra Justa”, ou seja, quando eram hostis aos colonizadores. Apenas o Rei poderia decretar uma “Guerra Justa” contra uma tribo, apesar de que Governadores de Capitanias também o tenham feito.
Como eram as guerras indígenas?
Apesar de algumas semelhanças entre elas, havia muito diferença entre as diversas tribos. Pode-se dizer que essas diferenças geravam conflitos entre os índios. ... No século XVIII ocorre a Guerra Guaranítica, no sul do Brasil, onde os índios lutaram contra os espanhóis e portugueses, se recusando a mudar de território.
Quais podem ser a causa de uma guerra justa?
De acordo com Michael Waltzer6 existem algumas excepções que podem justificar moralmente a guerra na ausência de uma ameaça manifesta, consistindo por isso causa justa: (1) a intervenção por antecipação em casos em que a agressão esteja iminente, pondo em risco a integridade territorial e a soberania do Estado; (2) ...
Porque o nome guerra justa?
A "guerra justa" era o modo como os portugueses chamavam aos conflitos com os povos nativos, perpetrados pelos colonizadores, motivados por agressões dos nativos.