adplus-dvertising

O que é osmose explique o mecanismo para manter o equilíbrio osmótico em células vegetais e animais?

Índice

O que é osmose explique o mecanismo para manter o equilíbrio osmótico em células vegetais e animais?

O que é osmose explique o mecanismo para manter o equilíbrio osmótico em células vegetais e animais?

Osmose é a difusão da água através de uma membrana semipermeável. Assim, ela é classificada como transporte passivo por não demandar gasto de energia celular. A movimentação das moléculas de água ocorre, certamente, do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração.

Por que a osmose acontece?

A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada.

Como ocorre a movimentação por osmose?

  • A movimentação por osmose não gasta energia das células, sendo considerada um tipo de transporte passivo. Nesse processo, a água naturalmente tende a atravessar a membrana celular, buscando o equilíbrio da concentração da solução. Essa tendência tem como origem a realização de pressão osmótica.

Como funciona o processo de osmose?

  • Como vimos, o processo de osmose tem como finalidade igualar as concentrações das soluções, até que se atinja um equilíbrio. Para isso temos os seguintes tipos de solução: Solução hipertônica: apresenta maior pressão osmótica e concentração de soluto. Solução hipotônica: apresenta menor pressão osmótica e concentração de soluto.

Como ocorre a difusão da osmose?

  • De maneira análoga à osmose, a difusão também pode ser considerada um tipo de transporte que acontece passivamente, já que sua movimentação se dá favorável ao gradiente de concentração (do menor para o maior). A osmose é um dos processos mais importantes para o equilíbrio do nosso organismo, bem como para a nutrição das nossas próprias células.

Como ocorre a osmose reversa?

  • A osmose reversa acontece mediante aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural. Como a membrana semipermeável permite apenas a passagem de solvente (água pura), ela retém os solutos. Um exemplo de osmose reversa é a transformação de água salgada em água doce pelo processo de dessalinização.

Postagens relacionadas: