adplus-dvertising

O que diferencia um diagnóstico de morte encefálica de um coma quanto a atividade elétrica?

Índice

O que diferencia um diagnóstico de morte encefálica de um coma quanto a atividade elétrica?

O que diferencia um diagnóstico de morte encefálica de um coma quanto a atividade elétrica?

O paciente em coma pode não precisar do auxílio do respirador, tem atividade elétrica cerebral (como o coração) e sangue circulando no cérebro. Ele está vivo. Já a morte encefálica é um quadro permanente e irreversível.

Quem realiza os testes de confirmação de morte encefálica?

Segundo a Resolução CFM nº 2173, o laudo do exame complementar é de responsabilidade de um médico especialista no método em situações de morte encefálica.

Como é realizado o diagnóstico de morte encefálica?

Um médico conduz os exames médicos que dão o diagnóstico de morte encefálica. Esses exames são baseados em sólidas e reconhecidas normas médicas. Entre outras coisas, os testes incluem um exame clínico para mostrar que seu ente querido não tem mais reflexos cerebrais e não pode mais respirar por si próprio.

Quanto tempo para declarar morte encefálica?

Agora, pacientes obrigatoriamente devem ser tratados por no mínimo seis horas a partir da suspeita e, só aí, os exames de confirmação podem ser feitos. Somados os períodos, a determinação da morte cerebral só poderá ocorrer após sete horas (seis horas de observação + uma hora de exames).

Qual o critério para o diagnóstico da morte encefálica?

  • Os critérios para diagnóstico da morte encefálica estão bem definidos na Resolução CFM n 1480/97, que conceitua morte como consequência de processo irreversível e de causa reconhecida. (Roza, Odierna e Laselva 2006)

Qual a nomenclatura da morte encefálica?

  • A nomenclatura MORTE ENCEFÁLICA tem sido preferida ao termo MORTE CEREBRAL, uma vez que para o diagnóstico clínico, existe necessidade de cessação das atividades do córtex e necessariamente, do tronco cerebral.

Como fazer a confirmação da morte encefálica?

  • Após a confirmação por outro profissional, comunicar à família a confirmação diagnóstica. A morte encefálica é de notificação obrigatória ao RIO Transplante. O Termo de Declaração de Morte Encefálica deve ser preenchido, bem como o laudo do exame complementar confirmatório de ser anexado ao prontuário do paciente (mesmo em pacientes não doadores).

Qual o termo de declaração de morte encefálica?

  • O Termo de Declaração de Morte Encefálica deve ser preenchido, bem como o laudo do exame complementar confirmatório de ser anexado ao prontuário do paciente (mesmo em pacientes não doadores). Cópia do termo deve ser encaminhada ao órgão controlador estadual. Este conteúdo foi desenvolvido por médicos]

Postagens relacionadas: