Qual tipo de respiração da estrela-do-mar?
Índice
- Qual tipo de respiração da estrela-do-mar?
- São características dos equinodermos?
- Como é feita a excreção dos equinodermos?
- Como funciona a regeneração dos equinodermos?
- Quais são os estágios larvais da estrela-do-mar?
- Qual o tipo de esqueleto de uma estrela-do-mar?
- Quais são as principais características dos cordados?
- Como é a excreção dos cordados?
- Como se dá o processo de digestão dos equinodermos?
- Qual o corpo de uma estrela-do-mar?
- Por que ela se chama estrela do mar?
- Quais são as espécies de estrela do mar?
- Como funcionam as estrelas-do-mar?

Qual tipo de respiração da estrela-do-mar?
Já as estrelas-do-mar se alimentam de ostras, mexilhões, outros equinodermos, corais e anêmonas-do-mar. Esses animais respiram através de pequenas brânquias que se encontram ao redor da boca do animal.
São características dos equinodermos?
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
Como é feita a excreção dos equinodermos?
O sistema respiratório e excretor dos equinodermos também é feito pelas estruturas que formam o sistema ambulacral. A troca gasosa e a excreção de amônia acontecem por difusão nas paredes das pápulas e dos pés ambulacrais.
Como funciona a regeneração dos equinodermos?
Regeneração. Quando a cauda de uma lagartixa é cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda, regenerando-se. ... Se o disco central estiver intacto, há espécies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração através de divisões celulares.
Quais são os estágios larvais da estrela-do-mar?
As larvas típicas das estrelas-do-mar denominam-se bipinária e braquiolária. Durante o desenvolvimento embrionário, o aparecimento de bandas ciliadas na superfície corporal indica que o desenvolvimento atingiu o estágio larvar de bipinária.
Qual o tipo de esqueleto de uma estrela-do-mar?
Estrela-do-mar é um animal invertebrado do filo dos Equinodermos, que se caracterizam pelo esqueleto calcário sob a pele.
Quais são as principais características dos cordados?
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios.
Como é a excreção dos cordados?
A excreção no subfilo dos vertebrados é realizada através de um par de rins, sendo que cada um desses órgãos possui um grande número de unidades excretoras, que podem ser do tipo: pronefrons, mesonefrons e metanefrons.
Como se dá o processo de digestão dos equinodermos?
Os equinodermos apresentam sistema digestório completo com boca, esôfago, intestino e ânus. O estômago é encontrado apenas em equinodermos carnívoros. A maioria das espécies alimentam-se de algas marinhas. Para isso, contam com a lanterna de Aristóteles, que consiste em um aparelho bucal que raspa o alimento.
Qual o corpo de uma estrela-do-mar?
- O corpo de uma estrela-do-mar consiste de um disco central e cinco raios ou braços afilados. Na superfície aboral ou superior há espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto. Brânquias dérmicas (pápulas) pequenas e moles projetam-se da cavidade do corpo entre os espinhos para a respiração e excreção.
Por que ela se chama estrela do mar?
- E é justamente por ela ter essa simetria, que ela se chama estrela do mar. Enquanto seus olhos, se encontram no final de cada braço, eles se localizam lá justamente para ela conseguir perceber a luz e a escuridão, além de conseguir detectar o movimento de outros animais ou objetos.
Quais são as espécies de estrela do mar?
- Existem cerca de 1.900 espécies de estrela-do-mar no fundo do mar em todos os oceanos do mundo , dos trópicos até as gélidas águas polares. Elas são encontradas desde a zona intermareal, descendo para as profundezas abissais, 6.000m (20.000 pés) abaixo da superfície.
Como funcionam as estrelas-do-mar?
- As estrelas-do-mar possuem células fotorreceptoras nas extremidades dos braços. Ocorre por difusão, entre a água do mar e a que ocupa o sistema ambulacrário. Nos pepinos-do-mar, há uma série de filamentos ao redor da boca, pelos quais passa o líquido celomático, que funcionam como brânquias.