adplus-dvertising

Qual a diferença entre pronome oblíquo átono e Tonico?

Índice

Qual a diferença entre pronome oblíquo átono e Tonico?

Qual a diferença entre pronome oblíquo átono e Tonico?

Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração. ... Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.

O que são pronomes átonos?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.

O que é Atono e Tonico?

Conforme a tonicidade com que são pronunciadas, elas podem ser átonas (com pouca intensidade) ou tônicas (com muita intensidade).

Quais são os pronomes tônicos?

De acordo com a tonicidade, os pronomes oblíquos classificam-se em átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) e tônicos (mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas).

Quando usar os pronomes átonos?

Pronomes oblíquos átonos

  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Quais são os pronomes oblíquos?

  • Os demais pronomes átonos em geral funcionam como objeto direto. São chamados tônicos os pronomes oblíquos cuja acentuação tônica é forte. Os pronomes oblíquos apresentam flexão de número, gênero (apenas na 3ª pessoa) e pessoa, sendo essa última a principal flexão porque marca a pessoa do discurso.

Quais são os pronomes pessoais?

  • Os pronomes pessoais se dividem em pronomes retos e pronomes oblíquos. O pronome oblíquo é aquele que substitui ou qualifica um nome, além de determinar uma das pessoas do discurso; e é usado como complemento verbal cumprindo o papel de objeto direto ou indireto.

Quais são os pronomes da língua portuguesa?

  • Os pronomes são aquelas palavras da língua portuguesa que podem acompanhar, substituir, retomar ou fazer referência aos substantivos. E todas essas determinações podem ocorrer de forma direta ou indireta.

Qual o pronome do tempo dos avós?

  • Um famoso escritor brasileiro já dizia, há mais de 50 anos, que esse era um pronome do tempo dos “a-vós” (dele…). Dentro desses pronomes pessoais há uma subdivisão dos pronomes pessoais em retos e oblíquos. Neste post, abordaremos os oblíquos.

Postagens relacionadas: