adplus-dvertising

Qual a diferença entre a radiação ionizante e não ionizante?

Índice

Qual a diferença entre a radiação ionizante e não ionizante?

Qual a diferença entre a radiação ionizante e não ionizante?

Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz-se não-ionizante.

O que diferencia a radiação ionizante das demais radiações Eletromagneticas?

Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser classificada como ionizante ou não ionizante. ... Já as radiações ionizantes possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados.

O que são ondas eletromagnéticas ionizantes?

São ondas eletromagnéticas com energia suficiente para alterar a estrutura da matéria viva através da retirada de elétrons dos seus átomos.

Quais ondas eletromagnéticas são ionizantes?

Essa forma de radiação pode ser formada por ondas eletromagnéticas ou por partículas, como é o caso das radiações alfa e beta. No primeiro caso, órgãos internacionais defendem que radiações eletromagnéticas de energia superior a 10 eV (1 elétron-volt = 1,6.10-19 J) sejam consideradas como radiações ionizantes.

Qual a radiação ionizante?

  • Radiação ionizante é toda forma de condução ou propagação de energia por meio de partículas ou ondas, pode ser natural (raios do sol) ou produzida pelo homem por meios artificiais ( forno microondas)

Quais são os efeitos desse tipo de radiação?

  • Os efeitos biológicos desse tipo de radiação são divididos em duas categorias: determinísticos e estocásticos. Os efeitos determinísticos são imediatos, tais como queimaduras por radiação ou morte de tecidos. Já os efeitos estocásticos são relacionados à mutação do código genético das células e ao surgimento de câncer ou doenças hereditárias.

Qual a capacidade de ionização das radiações corpusculares?

  • A classificação que indica a capacidade de ionização para as radiações corpusculares considera o valor mínimo de 33 eV de energia, aproximadamente 5,28.10 -18 J. Quaisquer formas de radiação que apresentem níveis de energia inferiores a 10 eV são considerados radiações não ionizantes.

Quais são as formas de ionização do Raio X?

  • Apesar de ser uma radiação ionizante, o raio X utilizado em exames de imagens possui baixa intensidade. Ainda em relação às radiações ionizantes, podemos destacar duas formas de ionização: a direta e a indireta. A ionização direta ocorre quando há interação entre cargas elétricas, como no caso das radiações alfa e beta.

Postagens relacionadas: