Como é a excreção das esponjas?
Índice
- Como é a excreção das esponjas?
- Quais são as características das esponjas do mar?
- Como é a regeneração das esponjas?
- Como é o processo de alimentação das esponjas?
- Qual é a excreção dos Cnidarios?
- Como se dá a alimentação A respiração é a excreção das esponjas?
- Qual o Filo a que pertencem as esponjas e suas principais características?
- Quais são as células características dos Poríferos?
- Como as esponjas são classificadas?
- Quais são as espécies de esponjas?
- Como a circulação da água é importante para a esponja?
- Qual a diferença entre esponjas e órgãos?
- Será que as partículas são retidas do átrio da esponja?

Como é a excreção das esponjas?
A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração.
Quais são as características das esponjas do mar?
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
Como é a regeneração das esponjas?
- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.
Como é o processo de alimentação das esponjas?
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
Qual é a excreção dos Cnidarios?
Nos animais pouco complexos que vivem no ambiente aquático, de modo geral a eliminação do lixo celular resultante do metabolismo dá-se por simples difusão na superfície corporal. Assim, nos protozoários, esponjas e cnidários, os sais, a amônia e o CO2 são excretados pela parede do corpo.
Como se dá a alimentação A respiração é a excreção das esponjas?
Respiração e Alimentação Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.
Qual o Filo a que pertencem as esponjas e suas principais características?
Poríferos (Filo Porifera) são invertebrados que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Como o nome do filo indica, eles apresentam um corpo repleto de poros, por onde a água entra no corpo do animal.
Quais são as células características dos Poríferos?
Apesar de não possuírem tecidos, os poríferos apresentam células especializadas que atuam para garantir o perfeito funcionamento do corpo. As células responsáveis por revestir o animal são os pinacócitos, que possuem formato achatado e estão bastante unidos entre si.
Como as esponjas são classificadas?
Esponjas mais simples são classificadas como sendo do tipo áscon; e apresentam-se semelhantes a cilindros ocos, com uma abertura na extremidade superior: o ósculo. ... Há, também, esponjas mais complexas: as siconoides, ou do tipo sícon.
Quais são as espécies de esponjas?
- Registros mostram que as esponjas já eram conhecidas desde o tratado de classificação dos seres vivos realizado por Aristóteles. Porém, até o início do século 18, os poríferos eram considerados como plantas. Já foram identificadas cerca de 7.000 espécies de esponjas ao redor do mundo, mas estima-se que existam mais de 10.000.
Como a circulação da água é importante para a esponja?
- A circulação da água é muito importante para as funções vitais da esponja, tais como alimentação, excreção, reprodução e trocas gasosas.
Qual a diferença entre esponjas e órgãos?
- Esponjasnão têm nem tecidos nem órgãos. Diferentes esponjas formam formas diferentes, incluindo válvulas, ventiladores, copos, cones, blobs, barris e crostas. Estes invertebrados variam em tamanho de poucos milímetros a 2 metros de altura.
Será que as partículas são retidas do átrio da esponja?
- Quando entram ali, as partículas podem permanecer retidas nos coanócitos, que são células flageladas que promovem a movimentação e circulação de água no átrio da esponja. Esses fagocitam e digerem parcialmente as partículas que são enviadas para os amebócitos, que compõe a mesogleia – material gelatinoso que preenche o corpo das esponjas -.