adplus-dvertising

O que difere uma marca de uma indicação geográfica?

Índice

O que difere uma marca de uma indicação geográfica?

O que difere uma marca de uma indicação geográfica?

As Marcas Coletivas (MC) e as Indicações Geográficas (IG) são sinais distintivos de uso coletivo que possuem características próprias. ... Já a MC identifica produtos ou serviços oriundos da entidade coletiva titular da marca, sem a obrigatoriedade de remeter a uma área geográfica específica.

O que é Indicação Geográfica INPI?

Indicação Geográfica (IG) é um instrumento de propriedade industrial que busca distinguir a origem geográfica de um determinado produto ou serviço. Conforme disposto no art. 176 da LPI, constitui IG a Indicação de Procedência (IP) ou a Denominação de Origem (DO).

O que significa indicações geográficas?

As Indicações Geográficas se referem a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica. Seu registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local.

O que são indicações geográficas e para que elas servem?

O registro de Indicação Geográfica é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região. ... As indicações geográficas são conhecidas há muito tempo em países com grande tradição na produção de vinhos e produtos alimentícios, como França, Portugal e Itália.

Qual dos exemplos a seguir é uma Indicação Geográfica?

Questão 2 Correto Atingiu 1 de 1 Marcar questão Texto da questão Qual dos exemplos a seguir é uma indicação geográfica? Escolha uma: Ford Lego Vinho Bordeaux Certo Coca Cola France Feedback A resposta correta é: Vinho Bordeaux.

O que é Indicação Geográfica Cite exemplos?

Alguns exemplos envolvendo produtos de notável qualidade, certificados e identificados com indicações geográficas, são os vinhos tintos da região de Bordeaux, os presuntos de Parma, os queijos Roquefort, entre outros.

São exemplos de Indicações Geográficas?

No Brasil, alguns exemplos de IGs são:

  • Vale dos Vinhedos para vinho.
  • Goiabeiras para artesanato.
  • Cerrado Mineiro para café
  • Canastra para queijo.
  • Divina Pastora para rendas.
  • Franca para calçados.
  • Linhares para cacau.
  • Salinas para aguardente.

Quem pode requerer a indicação geográfica?

Quem pode solicitar? O registro de indicação geográfica pode ser requerido por entidades representativas dos produtores ou prestadores de serviços estabelecidos na região, legitimados ao uso exclusivo do nome geográfico.

O que são indicações geográficas explique e dê exemplos?

Indicação Geográfica é como se convenciona chamar a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e/ou qualidade possam lhe ser vinculadas essencialmente a sua origem geográfica, sendo passíveis de proteção legal contra uso de terceiros, ...

Para que serve a Indicação Geográfica?

A Indicação Geográfica confere ao produto ou ao serviço uma identidade própria, visto que o nome geográfico utilizado junto ao produto ou ao serviço estabelece uma ligação entre as suas características e a sua origem.

Como é uma indicação geográfica?

  • Entende melhor o que é uma Indicação Geográfica (IG) e como funciona o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI.

Qual o marco legal das indicações geográficas no Brasil?

  • O marco legal das Indicações Geográficas no Brasil é a Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), que regula os direitos e obrigações sobre propriedade industrial e intelectual no Brasil. Atualmente, sua regulamentação segue a Instrução Normativa INPI nº 95/2018, que estabelece as condições para o registro das IGs.

Qual é o registro de Indicação Geográfica?

  • O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

Postagens relacionadas: