Qual a importância do trabalho do agente de saúde?

Qual a importância do trabalho do agente de saúde?
O agente comunitário da saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família.
Quem foi o Agente Comunitário do SUS?
- O agente comunitário surgiu, então, por meio da criação do SUS, quando o Ministério da Saúde implementou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1980. Essa iniciativa foi desenvolvida para atender às áreas do Nordeste, Distrito Federal e São Paulo. Mais tarde, em 1994, o PACS migrou para o Programa de Saúde da Família.
Qual a situação do Agente Comunitário?
- Porém, hoje a situação é diferente, já que existem outras doenças que podem colocar em risco a vida e a qualidade de vida das pessoas, como infarto, AVC, e outras capazes de levar à incapacidade ou à morte. O dia a dia de um agente comunitário é bastante atribulado. Tudo começa com o contato inicial do profissional com a família visitada.
Qual o objetivo do agente de saúde?
- O principal objetivo do trabalho do agente de saúde é contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade, por meio da informação acessível e também do olhar atento para a necessidade de possíveis intervenções.
Como se tornar um agente de saúde?
- Como se tornar? O que faz um Agente de saúde? O agente de saúde, ou agente comunitário de saúde, é o profissional responsável por realizar atividades que previnam doenças e promovam a saúde das pessoas.