adplus-dvertising

O que deve ser feito com o lixo contaminado do consultório odontológico?

Índice

O que deve ser feito com o lixo contaminado do consultório odontológico?

O que deve ser feito com o lixo contaminado do consultório odontológico?

Os resíduos do grupo E devem ser eliminados em locais resistentes a furos, vazamentos ou rupturas, com tampa e identificados com o símbolo internacional biológico. Em vista disso, as seringas devem ser eliminadas com as agulhas, e os recipientes, descartados quando atingirem dois terços de sua capacidade.

Quais os tipos de lixo que posso ter em um consultório e como descartá lo quais os cuidados a serem tomados *?

Resíduos do grupo D Lixo comum produzido na unidade de saúde, que não apresenta risco biológico, químico ou radioativo. Pode ser papel higiênico, sobra de alimentos, equipos de soro, resíduos de gesso ou até sujeira das áreas administrativas.

Como descartar lâminas usadas?

Lâminas de barbear devem ser colocadas no lixo comum, ainda assim devidamente separadas e sinalizadas. Já seringas e suas agulhas devem ser entregues ao lixo hospitalar, pois também oferecem possibilidade de contaminação.

Onde descartar os materiais perfurocortantes?

Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).

Como fazer o descarte do revelador e fixador?

Revelador e fixador (efluentes radiológicos): devem ser descartados em bombonas de plástico rígido, de 10 ou 20L, devidamente identificadas.

Como reduzir o lixo gerado no consultório odontológico?

Coloque lixeiras de lixo reciclável em seu consultório para alumínio, vidro e plástico. Descubra onde levar alguns itens recicláveis que não podem ser jogados suas lixeiras....

  1. Invista em baterias recarregáveis.
  2. Utilize jalecos de pano.
  3. Se tiver um refeitório, use pratos e talheres laváveis, e não descartáveis.

Quais são os cuidados no descarte dos resíduos?

Em casos normais os materiais infectados podem ser descartados em lixos comuns, desde que sigam todos os cuidados necessários. Isso é, deverão separar todos os resíduos suspeitos de contaminação, colocá-los em sacos de lixo resistentes e descartáveis e com fechamento com lacre ou nó.

Postagens relacionadas: