Como é a resposta insulínica pós alimentação no paciente com diabetes melito tipo 2?
Índice
- Como é a resposta insulínica pós alimentação no paciente com diabetes melito tipo 2?
- Como é a resposta insulínica pós alimentação no paciente com diabetes?
- Como a insulina age após uma refeição?
- Quais fatores influenciam a resposta Lipogênica dos carboidratos?
- Qual a relação entre a alimentação e elevação da glicemia?
- Quando utilizar a insulina no tratamento do diabetes tipo 2?
- Qual o papel do nutricionista no tratamento de diabetes?
- Como a insulina age no organismo?
- Pode aplicar insulina depois das refeições?
- O que os carboidratos fornecem?
- Quanto mais insulina é produzida?
- Como ocorre a perda de funcionamento de insulina?
- Como funciona uma molécula de insulina?
- Quais são os sintomas de resistência à insulina?

Como é a resposta insulínica pós alimentação no paciente com diabetes melito tipo 2?
Ouça em voz altaPausarA resposta glicêmica deve ser avaliada no sangue capilar (devido à maior facilidade) e avaliada por duas horas após a ingestão do alimento, caso o teste seja realizado em pessoas com tolerância normal à glicose, ou por três horas após a ingestão do alimento, caso o teste seja realizado em pessoas com DM.
Como é a resposta insulínica pós alimentação no paciente com diabetes?
Ouça em voz altaPausarA insulina provoca diminuição da concentração sanguínea de glicose, limitando o aumento sanguíneo desta após a ingestão de carboidratos. O resultado da ação hipoglicemiante da insulina são respostas que estimulam a oxidação da glicose e inibem a gliconeogênese.
Como a insulina age após uma refeição?
Ouça em voz altaPausarApós a refeição, o alimento sofre o processo digestivo, transforma-se em glicose e entra na corrente sanguínea. Conforme os níveis de glicose no sangue aumentam, o pâncreas libera o hormônio insulina, responsável por retirar a glicose da corrente sanguínea e deixá-la entrar nas células do corpo.
Quais fatores influenciam a resposta Lipogênica dos carboidratos?
Ouça em voz altaPausarDesta forma, ambas, qualidade e quantidade de carboidrato, influenciam na resposta glicêmica pós prandial, e a interação entre as duas pode ser sinérgica, promovendo ganho de peso, adiposidade visceral e alta concentração ou mudança na expressão de enzimas lipogênicas (BRAND-MILLER et al., 2002).
Qual a relação entre a alimentação e elevação da glicemia?
Ouça em voz altaPausarO Índice Glicêmico (IG) e a Carga Glicêmica (CG) são utilizados para prever o efeito de um alimento na glicemia. Alimentos com um alto Índice Glicêmico podem aumentar a glicemia rapidamente, enquanto que alimentos com um baixo índice glicêmico levam a um aumento mais gradativo.
Quando utilizar a insulina no tratamento do diabetes tipo 2?
Ouça em voz altaPausarNo caso da diabetes do tipo 2, que acontece como consequência de fatores genéticos e ambientais, como alimentação inadequada e sedentarismo, por exemplo, o uso de insulina só é indicado pelo médico quando o uso de remédios hipoglicemiantes não é suficiente, sendo então necessária a aplicação de injeção de insulina para ...
Qual o papel do nutricionista no tratamento de diabetes?
Ouça em voz altaPausarAssim que todo histórico do paciente é levantado, o nutricionista irá passar o programa alimentar que deve ser seguido com os objetivos de manutenção da glicemia, correção de peso e de carências nutricionais, auxílio para manter as taxas bioquímicas dentro da normalidade, entre outros.
Como a insulina age no organismo?
Ouça em voz altaPausarA insulina circula no corpo, funcionando como um sistema de alarme que informa células individuais de que a glicose do alimento está disponível. Você pode pensar nela como uma chave que destranca as portas das células, abrindo-as para absorver a glicose que será usada para dar energia ao seu corpo.
Pode aplicar insulina depois das refeições?
Ouça em voz altaPausarA insulina ultrarrápida - lispro, aspart ou glulisina - começa a agir em menos de 15 minutos, tem seu pico de ação em 1 a 2 horas e duração de ação de 3 a 4 horas. Sendo assim, deve ser usada em menos de 15 minutos antes da refeição, ou mesmo durante a refeição.
O que os carboidratos fornecem?
Ouça em voz altaPausarCarboidratos são macronutrientes de fundamental importância ao nosso organismo, pois sãos eles que fornecem energia para todas as nossas células, processos metabólicos e para todas as nossas atividades.
Quanto mais insulina é produzida?
- Quanto mais insulina é produzida, mais as células tendem a se proteger do excesso dela, e mais aumenta a resistência insulínica. Em determinado momento o pâncreas não consegue produzir mais insulina, e é neste ponto que os níveis de açúcar no sangue começam a ficar elevados e o diabetes tipo 2 surge.
Como ocorre a perda de funcionamento de insulina?
- No organismo, a conta não é bem esta, mas a perda de funcionamento de insulina ocorre de forma bem semelhante quando esta resistência aparece. A principal causa da resistência insulínica é o ganho de peso.
Como funciona uma molécula de insulina?
- Para simplificar, em uma pessoa sem resistência insulínica, é como se uma molécula de insulina tivesse a capacidade de colocar uma molécula de glicose dentro da célula, porém, na pessoa com resistência, fosse necessário duas ou mais moléculas de insulina para realizar o mesmo trabalho.
Quais são os sintomas de resistência à insulina?
- Sintomas de Resistência à insulina 1 Aumento de pelos pelo corpo 2 Acne e oleosidade na pele 3 Menstruação irregular 4 Escurecimento da pele em regiões de dobras de braço, axilas e pescoço, chamado de acantose nigricans. More ...