Como é a respiração branquial dos peixes?
Índice
- Como é a respiração branquial dos peixes?
- Onde fica o pulmão do peixe?
- Qual a cor das brânquias dos peixes?
- Quais são as estruturas que fazem parte do sistema branquial dos peixes?
- São os pulmão do peixe?
- Quais os peixes que possuem pulmões?
- Por que os peixes precisam de oxigênio?
- Como ocorre a respiração nos peixes?
- Como o sangue leva o oxigênio para o peixe?
- Quais as alternativas de água na respiração dos peixes?

Como é a respiração branquial dos peixes?
Os peixes conseguem, através das brânquias, captar cerca de 80% do oxigênio dissolvido na água à medida que ela passa por essas estruturas. Nesses animais, a água entra pela boca e sai pelas brânquias. Nas brânquias, o oxigênio presente na água passa pelos capilares sanguíneos presentes nas lamelas.
Onde fica o pulmão do peixe?
A maioria dos peixes não tem pulmões, como os mamíferos. Para respirar, utiliza as brânquias, órgãos que ficam escondidos ao lado do corpo, próximos à cabeça. São formadas por delicadas camadas de membranas.
Qual a cor das brânquias dos peixes?
Já as brânquias precisam apresentar uma cor rosa a vermelho intenso, úmidas e brilhantes. Também não devem ter muco, líquido pastoso – a não ser que seja em uma presença bem discreta. Odor e cor característico – O cheiro de um peixe passado do ponto é fácil de identificar.
Quais são as estruturas que fazem parte do sistema branquial dos peixes?
As brânquias, também chamadas de guelras, são as estruturas fundamentais para o processo da respiração branquial. Elas se situam em ambos os lados da cabeça e consistem de dobras externas presentes na superfície epitelial, altamente vascularizadas. As brânquias estão associadas à respiração aquática.
São os pulmão do peixe?
Os humanos como nós respiram através dos pulmões. Mas isso não acontece com os peixes: estes respiram por aquilo a que se chama brânquias ou guelras.
Quais os peixes que possuem pulmões?
A pirambóia (Lepidosiren paradoxa) é o único peixe com pulmão que ocorre no Brasil (foto: José Sabino). Sim, é verdade. O grupo dos peixes com pulmão foi muito diversificado no passado evolutivo, mas atualmente existem apenas seis espécies, distribuídas pelo hemisfério Sul.
Por que os peixes precisam de oxigênio?
- Os peixes, assim como os mamíferos e os restantes animais que povoam a terra, precisam de oxigênio para poder sobreviver e realizar todas suas atividades. Para nadar, reproduzir-se, comer, etc., precisam de grandes níveis de energia e oxigênio que não podem conseguir através do ar.
Como ocorre a respiração nos peixes?
- Para que a respiração ocorra nos peixes, é necessário que a água entre pela boca e saia pelas brânquias, obedecendo a um fluxo unidirecional. Inicialmente a água entra na cavidade bucal e segue em direção aos filamentos branquiais.
Como o sangue leva o oxigênio para o peixe?
- 6. Enquanto o sangue leva o oxigênio para todo o organismo do peixe, a água carregando gás carbônico atravessa as brânquias e deixa o corpo pelas fendas branquiais, aberturas laterais próximas à cabeça do animal
Quais as alternativas de água na respiração dos peixes?
- Analise as alternativas seguintes e marque aquela que indica corretamente o local de entrada e saída da água na respiração dos peixes. a) A água entra pela boca e sai pelas brânquias. b) A água entra pelas narinas e sai pelas brânquias. c) A água entra pela boca, passa pelas brânquias e sai pelas narinas.