Qual o artigo do Código de Defesa do Consumidor?
Índice
- Qual o artigo do Código de Defesa do Consumidor?
- O que é o Código de Proteção e defesa do consumidor?
- O que diz o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor?
- Quais são as consequências jurídicas da celebração do contrato?
- Qual o princípio da liberdade de contratar?
- Qual a natureza jurídica do contrato de compra e venda?
- Como o contrato é conceituado?
Qual o artigo do Código de Defesa do Consumidor?
Art. 1º O presente Código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos arts. 5º, inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituição Federal e art. 48 de suas Disposições Transitórias.
O que é o Código de Proteção e defesa do consumidor?
Reconhecido internacionalmente, o CDC visa estabelecer princípios básicos como proteção da vida, da saúde, da segurança e da educação relacionados ao consumo, tendo como objetivo determinar normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social.
O que diz o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor?
Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
Quais são as consequências jurídicas da celebração do contrato?
- Há ainda a exposição das consequências jurídicas advindas da celebração do contrato e são, ainda, citadas e explicadas as restrições quanto às partes ilegítimas para a concretização do referido negócio.
Qual o princípio da liberdade de contratar?
- Para Orlando Gomes, o princípio da liberdade de contratar consiste no poder que os indivíduos têm de declarar sua vontade e suscitar efeitos reconhecidos e tutelados pela ordem jurídica, sendo as partes capazes de provocar o nascimento de um direito ou de uma obrigação [12]. Dessa forma]
Qual a natureza jurídica do contrato de compra e venda?
- Quanto à natureza jurídica a compra e venda pode ser classificada como um contrato consensual ou solene, sinalagmático, oneroso, comutativo ou aleatório e translativo do domínio. Esse contrato, geralmente, é consensual, tendo em vista que sua formação ocorre pelo acordo de vontades dos contraentes.
Como o contrato é conceituado?
- Após essas reflexões históricas, em outras palavras, de forma simplificada, contrato pode ser conceituado como o acordo de vontades que tem por objetivo a criação, a modificação ou a extinção de direitos. As partes contratantes buscam uma troca de prestações, isto é, um receber e um prestar reciprocamente.