Porque o aditivo no radiador é tão importante?
Porque o aditivo no radiador é tão importante?
Primeiramente, vale destacar que o aditivo para radiador reduz a temperatura de congelamento e eleva o ponto de ebulição da água. Assim, ela passa a ferver em temperatura mais alta. Além disso, o aditivo para radiador tem como função impedir que as galerias do motor sofram corrosão em decorrência do contato com a água.
Por que não colocar água no radiador?
- Respeite às indicações no manual do seu veículo para a mistura certa para seu radiador. Se lembre de que a “água” do radiador é na verdade uma mistura entre água destilada e líquido de arrefecimento. Nunca coloque água apenas no radiador. (Foto: bimmerinfo.com)
Como misturar radiador e radiador?
- O engenheiro Henrique Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil, atenta para outra questão: “não se deve misturar produtos de marcas diferentes”, pondera. Ele adverte que, se o aditivo para radiador tiver baixa qualidade, poderá até mesmo propiciar a formação de resíduos nas galerias de arrefecimento.
Como funciona o radiador do carro no inverno?
- Em primeiro lugar, como todos sabemos, a água congela a 0° C e se expande em cristais de gelo. Uma vez que em algumas cidades brasileiras no inverno as temperaturas podem chegar bem próximas disso ou até abaixo disso durante a noite, o radiador do seu carro precisa de mais do que apenas água para funcionar eficazmente em condições de frio.
Qual o aditivo para radiador mais adequado ao seu carro?
- Saber qual aditivo para radiado é o mais adequado ao seu carro é simples: basta consultar o manual. “O proprietário deve sempre seguir a recomendação do fabricante do veículo”, afirma o engenheiro da Petrobras. Isso porque o motor é projetado para funcionar com um aditivo para radiador que tem determinadas características.